Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

LOCAL: Espaço de Eventos Unimed - BELO HORIZONTE /MG | 09 a 11 de Março de 2017

Dados do Trabalho


TÍTULO

CEFALEIA, EDEMA DE PAPILA E MENINGISMO: PORQUE O NEUROLOGISTA DEVE CONHECER A DOENÇA DE HARADA

OBJETIVO

Relatar um caso de atraso diagnóstico e terapêutico pela dificuldade dos neurologistas em diferenciar doenças neuro-oftalmológicas.

RELATO DO CASO

Paciente feminina, 47 anos, brasileira. Foi admitida em pronto atendimento neurológico com relato de cefaleia, náuseas, meningismo e BAV AO há 15 dias. Foi internada devido a sinais clínicos sugestivos de hipertensão intracraniana associada à edema de papila bilateral. A propedêutica apresentou líquor com pressão de abertura normal e pleiocitose com predomínio de linfócitos. TC de crânio normal. Nesse momento foi encaminhada para avaliação na Clínica de Olhos da Santa Casa de BH. Ao exame apresentava AV c/c OD: CD à 2 m e OE: 20/50, injeção ciliar, córneas transparentes, reação de câmara +4/+4 e PIO 14 mmHg, todos bilateralmente. Fundoscopia mostrou edema de papila bilateral com DR seroso peridiscal OE. ECO-B compatível com espessamento de coroide e descolamento de retina exsudativo à esquerda. Negou trauma penetrante ou cirurgia ocular prévios. Após o diagnóstico de síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada, foi iniciado tratamento tópico e prednisona oral 80 mg/dia. Revisão laboratorial inocente. Atualmente apresenta AV c/c 20/20 AO, despigmentação difusa do epitélio pigmentado da retina com áreas de acúmulo de pigmento associado a lesões branco-amareladas e bem delimitadas em retina periférica. Paciente em acompanhamento nesse serviço.

CONCLUSÃO

A síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada é uma doença rara e pouco conhecida pelos neurologistas. Como a sua sintomatologia pode mimetizar quadros de hipertensão intracraniana, faz-se necessário que os oftalmologistas capacitem esses profissionais para a identificação precoce e o correto tratamento.

Palavras Chave

Meningismo, neuroftalmologia, síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada

Área

Úveites

Categoria

Clínico

Instituições

Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

ALESSANDRO DE SOUSA VEIGA, Vanessa Nogueira de Paiva Veiga, Luis Felipe da Silva Alves Carneiro, Bruna Veloso Avelar Ribeiro, Luiza Filgueiras Bicalho