Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

LOCAL: Espaço de Eventos Unimed - BELO HORIZONTE /MG | 09 a 11 de Março de 2017

Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO - USO DE IMUNOBIOLOGICO NO TRATAMENTO DE DOENÇA DE BEHÇET

INTRODUÇÃO

TRATA-SE DE UM RELATO DE CASO COM USO DE IMUNOBIOLOGICO COMO TRATAMENTO PARA DOENÇA DE BEHÇET COM APRESENTAÇAO PRIMARIA OCULAR.

OBJETIVO

O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DEMONSTRAR UM CASO DE DOENÇA DE BEHÇET COM MANIFESTAÇÃO PRIMARIA OCULAR E TRATAMENTO COM IMUNOBIOLOGICO - INFLIXIMABE.

MATERIAL E MÉTODO

RELATO DE CASO

RESULTADOS

JC, 54A, MASCULINO, BRANCO, PROCEDENTE DE MOGI DAS CRUZES, SP. QUEIXA-SE DE BAV EM AO, PIOR OD, GRADUAL, NOS ULTIMOS 12 MESES. ANTECEDENTE DE UVEITE BILATERAL EM INVESTIGAÇAO EM OUTRO SERVIÇO. AO EXAME BIOMICROSCOPIA APRESENTAVA-SE SEM RCA AO, FO MER GI AO E TURVAÇÃO VITREA OE, OPTOU-SE POR TRATAR COM INJEÇÃO SUBTENONIANA DE TRIANCINOLONA OE. RETORNO EM 7 DIAS COM MELHORA NA AV. APOS 14 DIAS APRESENTOU PIORA DO QUADRO, AGORA NO OD, COM AV OD MM OE 20/50, PIO 06/17, BIO OD HIPEREMIA CONJUNTIVAL ++, PKS FINOS INFERIORES, HIPOPIO, COAGULO DE FIBRINA, SINEQUIA POSTERIOR 360 GRAUS, VITREO ANTERIOR TURVO E OE SEM ALTERAÇOES. FO OD IMPOSSIVEL. INICIOU-SE TRATAMENTO COM PREDNISOLONA, TROPICAMIDA E FENILEFRINA TOPICOS. EXAMES HEPATITES VIRAIS B E C NEG, TOXO E CMB IGG + IGM -, FAN NR, ANTI CCP NR, ANTICOAGULANTE LUPICO NR, HMG NORMAL, TC CRANEO NORMAL, RX TORAX NORMAL, ANTI HIV, HTLV I E II, SIFILIS, BORRELIA E BARTONELA NEGATIVOS. PPD 10MM, EXAME PATERGIA NEG. APRESENTOU MELHORA DA UVEITE INTERMEDIARIA DO OD MAS APRESENTOU PIORA DISCRETA NA AV DO OE. AO EXAME DE FUNDO DE OLHO OBSERVOU-SE NO OD MANCHAS HIPOCROMICAS NA RETINA INFERIOR E NO OE HIPEREMIA DE PAPILA E MANCHA ALGODONOSA EM BIFURCAÇÃO VENOSA SUPERIOR. NESSE MOMENTO A ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA MOSTROU NO OD DISCRETO AFINAMENTO ARTERIAL ARCADA INFERIOR E NO OE VASCULITE NA BIFURCAÇÃO VENOSA SUPERIOR. ENCAMINHADO PARA REUMATOLOGIA QUE FECHOU DIAGNOSTICO DE DOENÇA DE BEHÇET E INTERNOU PARA PULSOTERAPIA COM CORTICOIDE POR TRES DIAS, RECEBEU ALTA USANDO PREDNISONA 60MG ORAL, USO DE RIFAMPICINA ORAL COMO PRECAUÇÃO A POSSIVEL TUBERCULOSE POR 30 DIAS PARA ENTAO INICIAR TRATAMENTO COM IMUNOBIOLOGICO. NO DEVIDO MOMENTO, REALIZOU-SE INFUSÃO ENDOVENOSA DE INFLIXIMABE 100 MG, SEM INTERCORRENCIAS. ATE O MOMENTO, TEMOS CURTO SEGUIMENTO PARA AFIRMAR A RESPOSTA DO PACIENTE E POSSIVEIS COMPLICAÇOES A ESTA NOVA OPÇAO TERAPEUTICA.

DISCUSSÃO / CONCLUSÃO

CONCLUIMOS QUE OS IMUNOBIOLOGICOS SÃO UMA NOVA OPÇÃO TERAPEUTICA PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA DE BEHÇET, SEM OS MESMOS PARA EFEITOS DAS MEDICAÇÕES DISPONÍVEIS ATE O MOMENTO.

Palavras Chave

DOENÇA DE BEHÇET, UVEITE, INFLIXIMABE

Área

Úveites

Instituições

HOSPITAL DO SERVIDOR PUBLICO ESTADUAL DE SAO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

JOSE VALENTIM KRINDGES JUNIOR, JULIANA ALMEIDA BRITO, CLAUDIO ALVES DE ALBUQUERQUE, MARIA EMILIA WENDLER MULLER