MANIFESTAÇAO OCULAR DA LEISHMANIOSE VISCERAL (CALAZAR)
Objetivo: Relatar um caso de Calazar com comprometimento ocular. A leishmaniose é uma doença endêmica em algumas regiões do Brasil, reconhecer as principais alterações oculares causados por este protozoário são essenciais para a realização do diagnóstico e tratamento.
Relato de caso: Feminino, 37 anos, procedente de Ribeirão das Neves, vendedora, foi internada na clínica médica devido a quadro de perda ponderal, tosse e febre vespertina com início há algumas semanas. No quinto dia de internamento apresenta baixa visual súbita em olho direito e foi solicitado interconsulta com a oftalmologia. Ao exame apresentava: acuidade visual: OD:20/200 e OE: 20/20.Biomicroscopia: sem alterações. Fundoscopia: OD: Hemorragia macular foveal , OE: hemorragia macular perifoveal.Po:12/13 mmHg. Observado o hemograma que mostrou quadro de pancitopenia, conversado com a clínica médica para a investigação deste quadro hematológico pois a hemorragia macular era oriunda desta alteração sanguínea.Realizado extensa avaliação clínica que mostrou um teste tuberculínico de 10 mm, hemograma com pancitopenia (erit:3.110, leucócitos 2300 e plaquetas: 45.000), radiografia de tórax com discreto infiltrado intersticial, ecografia abdominal mostrava hepatoesplenomegalia exuberante. Realizado punção de medula óssea que evidenciou formas da leishmaniose ao exame. Iniciado tratamento com glucantyme por 21 dias, apresentando melhora sistêmica e ocular a cada semana. Ao fim do tratamento apresentava acuidade visual plena em ambos os olhos e sem sinais e sequelas da hemorragia.
Conclusão: A leishmaniose visceral pode causar comprometimento ocular por diminuição da perfusão retiniana em casos de anemia intensa onde observa-se a formação de exsudatos retinianos e pequenas áreas de não perfusão. A diminuição severa de trombócitos pode levar a fenômenos hemorrágicos com comprometimento oftalmológico através de hemorragias superficiais. Enfim as manifestações desta doença estão ligadas ao status hematológico, ter o conhecimento destas alterações são importantes pois nem sempre o paciente terá condições clínicas para realizar a punção de medula óssea.
"Leishmaniose visceral" Calazar pancitopenia "hemorragia macular foveal""
OBS: Trabalho para ser apresentado com poster
Úveites
Clínico
Santa Casa - Minas Gerais - Brasil
LUCAS MARES GUIA RIBEIRO, Bárbara Soeiro Monteiro, André Henriques Lima Silva, Rogério Rocha Lacerda, Wilton Feitosa Araújo