NEURORRETINITE POR DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO
Relatar um caso de doença da arranhadura de gato com comprometimento do nervo óptico, feixe papilomacular e infiltrados retinianos puntiformes brancacentos.
Feminino ,09 anos, natural de Belo Horizonte, queixa-se de baixa visual em olho direito com início súbito há dois dias.Nega uso de medicamentos, refere ter apresentado quadro gripal há 03 semanas com dor de garganta e coriza e aparecimento de linfoadenomegalia cervical há 10 dias. Refere ter animais de estimação e que foi arranhada pelo seu gato na mão e no antebraço direito há mais ou menos 40 dias.Apresenta acuidade visual de conta dedos há 01 metro em olho direito, biomicroscopia sem alterações , fundoscopia:exibe quadro de neurorretinite e ponto branco em periferia retiniana. Solicitado exames de sangue com sorologia positiva para bartonella haenselae e iniciado tratamento com antibioticoterapia específica e corticoide oral em dose anti-inflamatória. Apresentou melhora gradativa da acuidade visual e ao final do segundo mês apresentava acuidade visual OD:20/30 com reabsorção de grande parte dos exsudatos retinianos e desaparecimento do ponto branco retiniano.Observou-se também uma palidez setorial do nervo óptico.
A doença da arranhadura do gato caracteriza-se por um complexo primário e secundário.O complexo primário caracteriza-se pela inoculação da bactéria no organismo,apresenta um pródromo de infecção de vias aéreas superiores, lesão dermatológica e acometimento ganglionar.Nesta fase a doença é auto limitada e não há necessidade de tratamento. O complexo secundário caracteriza –se pela bacteremia e invasão de um órgão ou sistema e nesta fase geralmente cursa com complicações implacáveis. O tratamento é imperativo no complexo primário a fim de evitar sequelas e até mesmo o óbito do paciente.
Doença Arranhadura do Gato, neurorretinite
Úveites
Clínico
Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
JANAINA ANDRADE GUIMARAES ROCHA, Jordão Sobreira Silva, Brunelle Francino Nunes, Rogério Rocha Lacerda, Wilton Feitosa de Araújo