Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

LOCAL: Espaço de Eventos Unimed - BELO HORIZONTE /MG | 09 a 11 de Março de 2017

Dados do Trabalho


TÍTULO

NEURORRETINITE POR DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO

OBJETIVO

Relatar um caso de doença da arranhadura de gato com comprometimento do nervo óptico, feixe papilomacular e infiltrados retinianos puntiformes brancacentos.

RELATO DO CASO

Feminino ,09 anos, natural de Belo Horizonte, queixa-se de baixa visual em olho direito com início súbito há dois dias.Nega uso de medicamentos, refere ter apresentado quadro gripal há 03 semanas com dor de garganta e coriza e aparecimento de linfoadenomegalia cervical há 10 dias. Refere ter animais de estimação e que foi arranhada pelo seu gato na mão e no antebraço direito há mais ou menos 40 dias.Apresenta acuidade visual de conta dedos há 01 metro em olho direito, biomicroscopia sem alterações , fundoscopia:exibe quadro de neurorretinite e ponto branco em periferia retiniana. Solicitado exames de sangue com sorologia positiva para bartonella haenselae e iniciado tratamento com antibioticoterapia específica e corticoide oral em dose anti-inflamatória. Apresentou melhora gradativa da acuidade visual e ao final do segundo mês apresentava acuidade visual OD:20/30 com reabsorção de grande parte dos exsudatos retinianos e desaparecimento do ponto branco retiniano.Observou-se também uma palidez setorial do nervo óptico.

CONCLUSÃO

A doença da arranhadura do gato caracteriza-se por um complexo primário e secundário.O complexo primário caracteriza-se pela inoculação da bactéria no organismo,apresenta um pródromo de infecção de vias aéreas superiores, lesão dermatológica e acometimento ganglionar.Nesta fase a doença é auto limitada e não há necessidade de tratamento. O complexo secundário caracteriza –se pela bacteremia e invasão de um órgão ou sistema e nesta fase geralmente cursa com complicações implacáveis. O tratamento é imperativo no complexo primário a fim de evitar sequelas e até mesmo o óbito do paciente.

Palavras Chave

Doença Arranhadura do Gato, neurorretinite

Área

Úveites

Instituições

Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

JANAINA ANDRADE GUIMARAES ROCHA, Jordão Sobreira Silva, Brunelle Francino Nunes, Rogério Rocha Lacerda, Wilton Feitosa de Araújo