69º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Normas para submissão de resumos


Clique aqui e envie seu trabalho

Trabalhos e Prêmios CBCP 2020

Este ano o Congresso Brasileiro de Coloproctologia preparou sessões especiais para demonstrar o grande valor que atribui a pesquisa realizada por membros da Sociedade. Serão selecionados os melhores temas livres, vídeos e pôsteres para apresentação em sessão especial. Dentre esses serão outorgados diversos prêmios reconhecendo o empenho e sucesso dos pesquisadores.

Os 3 melhores temas livres e os 3 melhores vídeos serão pré-selecionados e apresentados na plenária principal. Os pesquisadores terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos na mesma plenária que os convidados internacionais, professores e ex-presidentes da Sociedade. Oportunidade singular para os pesquisadores e congressistas compartilharem os avanços da ciência e conhecimento da Coloproctologia.

Também, os 10 melhores pôsteres serão selecionados, ficarão em exposição permanente e local de destaque na área dos stands e serão apresentados em sessão oral especial. Estimulamos a participação de todos os pesquisadores, desde pós-graduados a alunos de iniciação científica. Este ano, todos terão a oportunidade de ter suas pesquisas reconhecidas e premiadas.


Normas para submissão de resumos

Informações gerais

  1. A Data limite de submissão é: 10 de agosto de 2020;
  2. Cada resumo deve conter um autor principal e no máximo 07 co-autores;
  3. O nome da Instituição e/ou dos autores não deverá estar presente no titulo e nem no resumo;
  4. Trabalhos apresentados em outros eventos Regionais ou locais e que  nunca tenham sido apresentados no Congresso Brasileiro de Coloproctologia, poderão ser aceitos;
  5. O autor principal deverá informar o nome do apresentador no momento da submissão. Caso haja mudança, deverá ser comunicada ao presidente da mesa no momento da apresentação;
  6. No momento da submissão, um dos autores deverá estar inscrito no congresso. Na apresentação de um trabalho aceito, o apresentador deverá estar inscrito;
  7. A divulgação dos trabalhos aprovados será efetuada neste site e somente os autores responsáveis pela submissão serão notificados por e-mail;
  8. Os autores que tiveram seu trabalho aceito para apresentação deverão confirmar por e-mail a presença para apresentação do mesmo durante o congresso. A não confirmação até 7 dias da divulgação do resultado automaticamente desclassifica o trabalho, e não impede o autor de submeter novos trabalhos em futuras edições do Congresso;
  9. O declínio em apresentar o trabalho aceito no Congresso também automaticamente desclassifica o trabalho, e não impede o autor de submeter novos trabalhos em futuras edições do Congresso;
  10. O aceite e não comparecimento para apresentar o trabalho aceito automaticamente desclassifica o trabalho e pode impedir os autores de submeterem trabalhos nas edições futuras do Congresso.
  11. Os arquivos/link contendo os vídeos para apresentação deverão ser enviados no momento da submissão do resumo. O não envio dos arquivos/link acompanhado da submissão do resumo será considerado como declínio para apresentação do mesmo durante o Congresso.
  12. Haverá um único certificado por trabalho que deverá ser acessado pelo autor principal, inscrito no congresso, por meio de login e senha no site do congresso até a data 30 de dezembro de 2020. Os certificados não serão enviados por email.
  13. Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais;
  14. Todos os resumos de trabalhos aceitos serão publicados no site do congresso;
  15. Os autores autorizam a Comissão Organizadora do 69º Congresso Brasileiro de Coloproctologia e demais Sociedades Médicas que apoiam este evento, a divulgar o resumo em âmbito nacional e internacional, após a apresentação do mesmo, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral;
  16. A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
  17. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser considerados para outra categoria. Os autores deverão confirmar por e-mail o aceite de apresentação na categoria sugerida pela Comissão Organizadora;
  18. A Comissão Organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de transporte e de hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos aprovados;
  19. Divulgação dos trabalhos aprovados será a partir do dia 26.08.2020.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

No momento da submissão do resumo o autor deverá informar:

  1. Forma de apresentação do trabalho:

·       Tema Livre (apresentação oral)

·       Pôster

·       Vídeo Livre  

Obs 1: Cabe à Comissão julgadora avaliar os resumos de trabalhos submetidos e caso identifique a necessidade, modificar opção de apresentação do trabalho. Caso ocorra, os autores serão previamente comunicados.
Obs 2: Os relatos de casos aceitos deverão ser automaticamente apresentados na forma de Pôster.

  1. Classificar o trabalho conforme o tipo de pesquisa ou método em uma das seguintes categorias:

·       Estudo experimental / Pesquisa Básica

·       Estudo clínico

·       Estudos de Revisão (meta análise, revisão sistemática, revisão narrativa ou revisão simples)

·       Relatos de caso (somente pôster)

  1. Assinalar se o trabalho já foi apresentado em outro evento científico ou publicado em periódico. Identificar fontes financiadoras do estudo.

Obs 1: Não submeter estudos com a mesma Casuística e Resultado apresentados previamente em outras edições do Congresso Brasileiro de Coloproctologia.

  1. Escolher uma área de submissão dentre as descritas abaixo:

·       Doenças Anorretais Benignas

·       Doenças malignas e pré-malignas dos cólons, reto e ânus.

·       Doenças Inflamatórias Intestinais

·       Doenças do assoalho pélvico / Fisiologia Intestinal e Anorretocólica

·       Estudos Experimentais em Coloproctologia

·       Miscelânea

  1. Preparo do Resumo a ser submetido:

O resumo deverá ser submetido no formulário eletrônico do sistema de envio. Existem campos obrigatórios para inclusão: do nome dos autores, Instituição em que foi realizada a pesquisa e Título do trabalho.

O Resumo dos Trabalhos devem esta dispostos de acordo com o tipo de Pesquisa Cientifica:

- Trabalhos Originais e Revisão da Literatura: Introdução, Objetivo(s), Método, Resultados, Conclusão(ões)

- Relatos de caso: Objetivo(s); Descrição do caso; Discussão e comentários

- Vídeos Livres: Objetivo(s); Descrição da técnica; Discussão e comentários

Obs 1: O link do vídeo (ou arquivo) DEVE ser enviado no momento de submissão de trabalho da modalidade vídeo. 

O Resumo dos Trabalhos e Vídeos excluindo Autores, e-mail do autor principal, Instituição e Título, deverão ter no máximo 3000 caracteres (contando espaços).

Obs 1: Não colocar no texto do resumo: gráficos, tabelas, imagens, fórmulas ou caracteres especiais.
Obs 2: Ao avaliar a aceitação de um trabalho, a comissão avaliadora não terá acesso aos nomes dos autores ou instituição a que pertençam.

Formas de apresentação

1.     Tema Livre:

O Tema Livre é a forma de apresentação oral durante o Congresso Brasileiro de Coloproctologia. Devem ser submetidos como tema livres pesquisas clínicas ou experimentais que possuem o formato de um trabalho científico:

  • Trabalhos com uma hipótese em que é criado uma estratégia para demonstrá-la
  • Estudos observacionais caso-controles, coorte, transversal, epidemiológicos. Estudos intervencionistas randomizados ou braço único. O tipo de estudo tem que estar claro no resumo.
  • Trabalhos com análise estatística e resultados objetivos

A avaliação dos temas livres será dividida em duas etapas. A primeira etapa é a avaliação do resumo submetido ao Congresso, sendo importantes fatores a serem considerados: tema de relevância para o contexto atual da pesquisa, design adequado do estudo, concisão, clareza, estrutura adequada, consistência teórica, limite de caracteres.

A segunda etapa a ser avaliada é a apresentação do trabalho no Congresso. Fatores que serão considerados relevantes nesta etapa são: correspondência do resumo com o trabalho apresentado, clareza, objetividade, postura do apresentador, tempo da apresentação e respostas durante a arguição.

Apresentação oral: Espera-se que o tema livre seja apresentado em 7 minutos. Recomenda-se aos apresentadores que a na introdução seja feito um resumo do cenário em que se insere o trabalho, esclareça o problema existente e o objetivo do trabalho em solucioná-lo. O objetivo deve mostrar o problema pesquisado. Com clareza e objetividade descreva os métodos utilizados e a população analisada. Os principais resultados deverão ser demonstrados de forma clara e objetiva. Utilize gráficos, figuras e tabelas. Identifique as limitações do seu estudo e termine com a conclusão do trabalho. A conclusão deve responder ao problema criado na introdução com base nos resultados obtidos.

Ao término da exposição em 7 minutos, o apresentador será arguido por 3 minutos pelos debatedores. As perguntas poderão ser abertas ao público a critério do moderador da mesa.

  1. Vídeos:

O Vídeo é a forma de apresentação oral durante o Congresso Brasileiro de Coloproctologia em que será apresentado um vídeo. Devem ser submetidos como vídeos, técnicas cirúrgicas novas ou revisão, vídeos de procedimentos cirurgias ou diagnósticos relacionados a Coloproctologia.

A avaliação dos vídeos será dividida em duas etapas. A primeira etapa é a avaliação do resumo e do vídeo submetido ao Congresso, sendo importantes fatores a serem considerados: concisão e clareza do resumo, qualidade do vídeo, estrutura adequada do resumo, adequação da indicação do procedimento para a determinada patologia, limite de caracteres, duração do vídeo.

A segunda etapa a ser avaliada é a apresentação do vídeo no Congresso. Fatores que serão considerados relevantes nesta etapa são: clareza, objetividade, postura do apresentador, tempo da apresentação e respostas durante a arguição.

Apresentação oral: Espera-se que o vídeo seja apresentado em 7 minutos. Recomenda-se aos apresentadores que seja feito uma introdução no início do vídeo. Na introdução o apresentador deve expor o caso clínico e esclarecer o motivo que este vídeo é considerado importante para apresentação. Seguido a introdução o vídeo deve ser narrado/descrito pelo apresentador. Recomendamos que o vídeo não tenha gravação de áudio, mas que seja narrado pelo apresentador durante a sessão. Ao término do vídeo o apresentador deve fazer os comentários do aprendizado que o vídeo promoveu. Não ultrapassando os 7 minutos.

 Ao término da exposição em 7 minutos, o apresentador será arguido por 3 minutos pelos debatedores. As perguntas poderão ser abertas ao público a critério do moderador da mesa.

  1. Pôsteres:

O Pôster é a forma de apresentação impressa durante o Congresso Brasileiro de Coloproctologia. Devem ser submetidos como pôsteres trabalhos sem estudo estatístico, revisão de literatura, relatos de casos, séries de caso, protocolos de pesquisa ainda sem resultados.

O Pôster é avaliado não apenas pela qualidade do conteúdo, mas também pela forma como ele é disposto. O Pôster tem que apresentar um atrativo visual, deve conter gráficos, figuras, tabelas, esquemas e quantidade mínima de texto corrido. Espera-se que o Pôster seja auto explicativo e não seja necessário a explicação oral do seu conteúdo.

O Pôster será avaliado pela qualidade do resumo e do pôster submetido. A avaliação dos Pôsteres será dividida em duas etapas. A primeira etapa é a avaliação do resumo: concisão e clareza do resumo, estrutura adequada do resumo, atualidade, originalidade, limite de caracteres.

A primeira etapa selecionará os 10 melhores pôsteres. Esses ficarão em exposição durante todo o evento em local de destaque. Os autores dos Pôsteres pré-selecionados farão a exposição oral com duração de 7 minutos. Durante esta exposição espera-se que o apresentador mostre os pontos de maior relevância do seu trabalho e como ele pode influenciar futuras pesquisas e abordagens clínicas. Esta sessão não irá influenciar a seleção dos premiados. Os fatores que serão considerados relevantes na segunda etapa são: clareza, objetividade, linguagem adequada, gráficos e figuras.

Todos os Pôsteres aceitos ficarão em exposição em horário e local previamente determinado. Convida-se os autores a comparecer ao local e horário determinado para possíveis arguições pelos congressistas.


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS APROVADOS

  1. Temas Livres e Vídeos Livres
  2. Nas apresentações orais, o apresentador deve comparecer com antecedência de 2 horas ao horário destinado à apresentação de temas/vídeos livres no Mídia Desk / Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.
  3. Temas Livres deverão estar preparados sua apresentação utilizando dispositivos claros e concisos (PowerPoint)
  4. Os vídeos deverão estar no formato MPEG ou MP4, em HD ou Full HD.
  5. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.
  6. Serão reservados 3 (três) minutos para discussão após a apresentação.
  7. O tempo máximo de apresentação de 10 minutos é Improrrogável.

Obs 1: A ultrapassagem do tempo pode resultar em desclassificação das apresentações na Concorrência de Prêmios

  1. Pôsteres
  2. O pôster será apresentado de forma física, afixado em painel próprio, e demarcado.
  3. Só os 10 pôsteres pré-selecionados serão apresentados para a banca examinadora. A apresentação deverá ser feita, impreterivelmente, em 7 minutos seguidos de 3 minutos para responder possíveis perguntas, em dia e horário previamente estabelecido no programa científico do congresso. 
  4. Os demais pôsteres ficarão expostos em datas e horários pré-estabelecidos. O autor encarregado de apresentar o trabalho deverá estar inscrito no Congresso.
  5. Os responsáveis pelos pôsteres deverão estar disponíveis, a postos ao lado do seu respectivo pôster, no período estipulado, para que possam ser discutidos com os interessados.

Clique aqui e envie seu trabalho


Se necessário informação adicional contate a Secretaria Executiva do Evento, em horário comercial: de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h00

Fone: (11) 5081-7028
Email: sbcp_cientifico@fernandapresteseventos.com.br