Title

CRIPTOCOCOSE: INFECÇAO CEREBRAL E OCULAR (ATIPICA) EM PACIENTE COM AIDS

Introduction

A criptococose é causada por fungos leveduriformes do complexo Cryptococcus neoformans. É um agente de distribuição mundial - em fezes de aves - que pode levar a doença pulmonar isolada ou sistêmica (focos secundários: SNC, pele, ossos, rins, supra-renal, etc) após inalação. Em pacientes com imunodepressão celular a doença se apresenta de forma oportunista. O acometimento do SNC (meningoencefalite) ocorre de forma aguda com febre inexplicada e cefaléia além de demência progressiva e confusão mental. As alterações oculares podem ser reflexo do acometimento do SNC (edema e atrofia do disco óptico por hipertensão intracraniana; diplopia por lesão do III ou VI par craniano) ou do próprio globo ocular (coriorretinite).

Methods

Revisão de prontuário: Relato de Caso: M.R.S, feminino, 32 anos, HIV positivo sem tratamento regular. Queixou-se de cefaléia, febre e turvação visual há um mês; fraqueza em hemicorpo esquerdo e episódios de hipocontactuação há 3 meses. Acuidade visual: S/C: OD: 20/80 e OE: conta dedos a 1 metro. Biomicroscopia e tonometria AO: sem alterações. Fundoscopia: OD: edema de papila difuso com linhas de Paton, retinosquise inferior e macular, vítreo limpo. OE: edema de papila difuso com linhas de Paton, DR extenso inferior, edema de mácula, coriorretinite exsudativa nasal de 3 diâmetros de papila, vítreo limpo. AF: hiperfluorescências focais e de disco. OCT: líquido subrretiniano macular OE.

Results

RNM crânio: meningoencefalite com áreas de hiperatenuação em substância branca bilateral. Líquor: proteinorraquia e linfocitose; positivo para o Ag do criptococo pela aglutinação do látex. HIV: carga viral: 43 800 cópias/ml e CD4: 21 cél/m³. Tratamento: fluconazol, TARV, bactrim e sintomáticos. Após três semanas de internação apresentou melhora clínica e ocular (diminuição do bolsão do DR e cicatrização da lesão de coriorretinite).

Discussion

O exame oftalmológico é indispensável como auxílio diagnóstico, além de ferramenta não invasiva e reprodutível para seguimento clínico do paciente.

Keywords

.

Area

CLINICAL CASE

Authors

MARIANA PREVIATO, JOÃO MEDEIROS TAVARES NETO, LEANDRO FERNANDES COELHO, VINÍCIUS TARGA VILLAS BÔAS, VANESSA DE SOUZA DESTERRO, Luís Antônio Sakakisbara, Plínio Pereira Martins Neto, Fábio Batista Frederico