Dados do Trabalho


TÍTULO

MANIFESTAÇOES DE CAVIDADE ORAL E OROFARINGE NA DOENÇA DE CROHN : RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA

OBJETIVO

Relatar o caso de um paciente com doença de Crohn com manifestações de cavidade oral, bem como realizar ampla revisão sobre o tema na literatura

MÉTODO

Revisão da literatura nas bases de dados Pubmed, Scielo e Lilacs e relato de caso com base em prontuário de paciente

RESULTADOS

Trabalhos mostram que lesões orais possam ser o primeiro sinal presente, precedendo os sintomas gastrointestinais em 5-10% dos pacientes afetados. As lesões orais na doença de Crohn tem uma prevalência de em torno de 20-50% dos casos, parecendo ter maior relação em pacientes com acometimento proximal e/ou perineal da doença. Úlceras aftosas são o tipo mais comum de lesão, ocorrendo em 20-30% dos adultos com doença de Crohn.
Em relação ao relato de caso, trata-se de paciente do sexo feminino, com 18 anos que apresentou diversos episódios de lesões orais e de orofaringe relacionadas aos episódios de exacerbação da doença de Crohn. Ao exame físico apresentava lesões aftosas em palato, gengiva e amígdalas, coberta por exsudato fibrinoso e descamação da mucosa oral do palato mole.
Essas crises resultavam em frequente necessidade de hospitalização e terapias de resgate com corticosteróides e uso inadequado de antibióticos. Em tratamento com Vedolizumabe, observou-se diminuição do número de crises/ano, e melhora significativa de sua qualidade de vida.

CONCLUSÕES

Manifestações orais da doença de Crohn não são comuns e são pouco documentadas. Em relação ao relato do caso, o uso de uma anti-integrina (Vedolizumabe) diminuiu o número de exacerbações da doença, diminuindo consequentemente, o uso de corticoides e a necessidade de hospitalização e levando a uma melhora significativa na sua qualidade de vida.

PALAVRAS CHAVE

Doença de crohn, manifestações orais, doenças inflamatórias intestinais, doença autoimune, manifestações extraintestinais

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

universidade municipal de são caetano do sul - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELLA PARAVENTI BATISTA, ALEXANDRE VENANCIO , FABIANA OROZCO