Dados do Trabalho


TÍTILO

EXCISAO TOTAL DO MESORRETO ROBOTICA COM USO DO CONTRASTE VERDE DE INDOCIANINA NO TRATAMENTO DA NEOPLASIA DE RETO

INTRODUÇÃO

A excisão total do mesorreto é considerada atualmente o tratamento cirúrgico gold standard de pacientes com tumores localizados nos terços inferior e médio do reto. A identificação intraoperatória de certas estruturas anatômicas, por seu tamanho ou por elas serem ocultas à visão, pode ser desafiadora. Recentemente, a tecnologia de fluorescência infravermelha com verde de indocianina foi associada às plataformas robóticas. Além disso, essa tecnologia tem sido testada em uma variedade de cirurgias, e suas vantagens parecem estar ligadas a baixo custo, segurança e bons resultados.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 43 anos, apresentou quandro de distensão abdominal e diarréia com sangue há 30 dias. Antecedentes pessoais, hipertensão arterial sistêmica, obesidade grau II e dislipidemia. O mesmo procurou pronto atendimento e apresentava lesão palpável ao toque, aproximadamente 5-6cm da borda anal. Tomografia de abdome total demonstrou espessamento parietal assimétrico do reto médio com cerca de 4 cm de comprimento, suspeito para lesão expansiva primária.
Colonoscopia evidenciou lesão vegetante no reto, distando cerca de 6cm da borda anal, com cerca de 5 cm, ocupando 75% da luz do órgão. Exame anatomopatológico confirmou adenocarcinoma bem diferenciado.
Optado por realizar uma ressonância magnética para estadiamento e esta revelou tratar-se de uma lesão infiltrativa semianular e estenosante no reto, que se estende por 5,0 cm e dista 8,0 cm da borda anal, cuja margem inferior dista 3,5 cm do anel anorretal e se encontra abaixo da reflexão peritoneal. Linfonodos mesorretais: depósito tumoral junto à borda infiltrativa da lesão, medinco 0,5cm. Estadiamento (RNM): T3cN1M0.
Frente aos achados optado por terapia neoadjuvante com XELOX + Raditerapia.
Submetido a retosigmoidectomia robótica com linfadenectomia retroperitoneal e ileostomia de proteção, sem intercorrências.
Foi utilizado o contraste verde de indocianina para avaliar a vascularização da anastomose para realiza-la com segurança. A cirurgia transcorreu sem intercorrências, e o anatomopatológico evidenciou adenocarcinoma invasivo residual sem linfonodos dissecados comprometidos (00/20).

DISCUSSÃO

A perfusão adequada da anastomose é essencial para a cicatrização ideal e a prevenção da fístula, assim a identificação de áreas de isquemia intestinal no intraoperatório pode reduzir o risco de tal complicação. O uso do verde de indocianina pode ser utilizado como uma ferramenta eficaz para avaliar a perfusão na área da anastomose.
A fluorescência com verde indocianina é considerada uma opção simples e rápida intraoperatória para garantir perfusão adequada no momento da anastomose com segurança. Estudos comparativos baseados em evidência de alta qualidade e resultados de seguimentos a longo prazo não estão disponíveis. Os resultados iniciais, porém, são bons e seguros.

PALAVRAS CHAVE

CIRURGIA ROBÓTICA, NEOPLASIA DE RETO, FÍSTULA

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil

Autores

MARINA GABRIELLE EPSTEIN, GABRIEL MACCAPANI, MARILIA FERNANDES, LUIS ROBERTO MANZIONE NADAL, FRANCO MILAN SAPUPPO, VLADIMIR SCHRAIBMAN