Dados do Trabalho


TÍTULO

DOENÇA DE CROHN NA INFANCIA. RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A doença de Crohn é uma doença inflamatória granulomatosa transmural crônica, um tipo de doença inflamatória intestinal (DII) que pode ocorrer em qualquer parte do trato gastrointestinal, incluindo a boca. A incidência da doença de início na infância é estimada em 0,1-11,2 casos por 100.000 indivíduos por ano. Freqüentemente, os aspectos clínicos e endoscópicos são semelhantes na população adulta e pediátrica. . Cerca de 45% das crianças com de doença de Crohn já possuíam algum comprometimento de seu desenvolvimento ao diagnóstico

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 10 anos diagnosticada há 6 anos com doença de crohn. Mãe refere que aos 18 meses de idade iniciou quadro de artrite periférica e foi tratada com metrotexato com melhora parcial. Após um ano, apresentou episódios recorrentes de diarréia e feita hipótese diagnóstica de efeito colateral do metotrexato e o mesmo foi suspenso. Aos 4 anos apresentou novo episódio de artrite associada a diarreia e foi submetida a colonoscopia que evidenciou ileíte granulomatosa com biópsia compatível com doença de crohn. Foi iniciado adalimumabe e reintroduzido metotrexato associado a nutrição enteral exclusiva.
Paciente apresentou remissão dos sintomas durante 3 anos, e aos 7 anos de idade apresentou novo quadro de diarréia, anemia e sinais de desnutrição. Submetida a colonoscopia que evidenciou ileocolite granulomatosa e biópsia do íleo terminal demonstrou ileíte erosiva com microgranulomas e colon direito com tecido de granulação exuberante e infiltrado inflamatório misto. Colon esquerdo com colite erosiva e focos de criptite e apoptose. Paciente também apresentava ASCA positivo e calprotectina fecal acima de 1800ug/g.
A mesma foi internada e realizada corticoterapia endovenosa e iniciado infliximabe com melhora dos sintomas. No momento a paciente encontra-se em remissão clínica em uso de infliximabe ambulatorial.

DISCUSSÃO

A causa exata das DIIs não é conhecida. A hipótese mais aceita para sua patogênese baseia-se na ideia de que a inflamação se desenvolve no intestino após interações entre a microbiota intestinal e os mecanismos imunológicos do hospedeiro em um indivíduo com fatores de risco genéticos subjacentes, com influências ambientais também importantes. As manifestações extra-intestinais podem estar presentes no diagnóstico ou desenvolverem-se posteriormente, em até 30% dos indivíduos. A paciente em questão abriu o quadro com artrite de difícil controle. Embora os corticosteroides tenham sido utilizados, há cada vez mais apoio e justificativa para a nutrição enteral exclusiva. A paciente tolerou 6 semanas e começou a recusar a fórmula nutricional e questionar o porquê não poderia comer os mesmo alimentos do irmão, acarretando alterações psicológicas com necessidade de psicoterapia. As terapias biológicas têm papéis claros na indução da remissão na doença grave e na manutenção subsequente da doença com dosagem contínua. A eficácia e segurança de Infliximabe e Adalimumabe foram consideradas em crianças e adolescentes.

PALAVRAS CHAVE

Doença de crohn, criança, intestino

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil

Autores

MARINA GABRIELLE EPSTEIN, FRANCO MILAN SAPUPPO, GABRIEL MACCAPANI, MARILIA FERNANDES