Dados do Trabalho


TÍTULO

VALIDAÇAO DE ALGORITMOS PARA PARAMENTAÇAO E DESPARAMENTAÇAO DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇAO INDIVIDUAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

OBJETIVO

Desenvolver e validar algoritmos sobre a utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais da saúde e indicar medidas preventivas para lesões de pele causadas pelo uso inadequado de EPI durante a pandemia da COVID-19.

MÉTODO

Para a construção dos algoritmos, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados das ciências da saúde: PubMed, SciELO e LILACS. A avaliação dos algoritmos foi feita por 59 profissionais de saúde (enfermeiros, médicos e fisioterapeutas) usando a técnica Delphi. O Índice de Validade de Conteúdo foi utilizado para análise estatística.

RESULTADOS

Os juízes classificaram os algoritmos entre inadequados e adequados na primeira avaliação e entre adequados e totalmente adequados na segunda avaliação. O índice de validade de conteúdo geral foi de 0,92 na primeira avaliação e 1,0 na segunda avaliação.

CONCLUSÕES

Os algoritmos validados pelo painel de juízes podem ser aplicados na paramentação e desparamentação de EPIs, e na prevenção de lesões cutâneas faciais causadas pelo uso de EPIs.

PALAVRAS CHAVE

Infecções por coronavírus; Equipamentos de proteção; Lesão por pressão;Algoritmos.

Área

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Instituições

Universidade do Vale do Sapucaí - Minas Gerais - Brasil

Autores

GERALDO MAGELA SALOME