Dados do Trabalho


TÍTULO

VALIDAÇAO DE FOLHETO PARA ORIENTAR PROFISSIONAIS DA SAUDE NA PARAMENTAÇAO E DESPARAMENTAÇAO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇAO INDIVIDUAL DURANTE A PANDEMIA DA SARS-COV-2.

OBJETIVO

Desenvolver e validar um folheto para orientar aos profissionais de saúde na paramentação e desparamentação dos Equipamentos de Proteção Individual usados na pandemia da SARS-CoV-2

MÉTODO

Para a construção do folheto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura após busca nas bases de dados: SciELO, LILACS e MEDLINE. A avaliação do folheto foi realizada por 38 profissionais da saúde (enfermeiros, fisioterapeutas e medicos) utilizando-se a técnica Delphi. Os resultados foram analisados por meio do Índice de Validade de Conteúdo.

RESULTADOS

No primeiro ciclo de avaliação, os itens do folheto foram considerados pelos juízes de “inadequados” a “totalmente adequados”. Após as correções sugeridas pelos juízes, o folheto foi reenviados para o segundo ciclo de avaliação, no qual todos os itens foram julgados “adequados” ou “totalmente adequados”, resultando em um Índice de Validade do Conteúdo de 1,0.

CONCLUSÕES

Este estudo permitiu o desenvolvimento de folheto e sua validação por consenso entre o grupo de avaliadores. O folheto construídos e validados apresenta confiabilidade da técnica da paramentação e desparamentação dos equipamentos de proteção individual que devem ser utilizados pelos profissionais da saúde durante a pandemia do COVID-179, tais informações contribuir para o gerenciamento da assistência com qualidade e segurança para o profissional e paciente.

PALAVRAS CHAVE

COVID-19; Equipamento de proteção individual; Equipamentos e provisos; Lesão por pressão relacionada a dispositivo médico

Área

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Instituições

Universidade do Vale do Sapucaí - Minas Gerais - Brasil

Autores

GERALDO MAGELA SALOME