Dados do Trabalho


TÍTULO

APLICATIVO PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19 POR PROFISSIONAIS DA SAUDE NA ATENÇAO DOMICILIAR

OBJETIVO

Apresentar o desenvolvimento e a validação de um aplicativo para orientar profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia COVID-19 na atenção domiciliar.

MÉTODO

A validação do aplicativo foi realizada com 55 profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas e médicos) que estão na linha de frente da COVID-19, utilizando-se a técnica de Delphi. Para a análise de dados, foi adotado o índice de validade de conteúdo e o coeficiente alpha de Cronbach.

RESULTADOS

A maioria dos juízes avaliaram o aplicativo entre inadequado a totalmente adequado na primeira avaliação. Após correções das sugestões dos juízes, o aplicativo foi reavaliado entre adequado a totalmente adequado. A média do coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,942, caracterizando que a consistência interna do instrumento foi excelente. O índice de validade do conteúdo na primeira avaliação variou entre 0,935 e 0,939, sendo que na segunda avaliação foi de 1,0.

CONCLUSÕES

O aplicativo “ORIENTA COVID-19” foi validado por profissionais que estão na linha de frente no combate à COVID-19, havendo consenso entre os juízes na segunda avaliação.

PALAVRAS CHAVE

Equipamento de proteção individual; Saúde do trabalhador; Exposição ocupacional; Visita domiciliar; Infecções por coronavírus.

Área

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Instituições

universidade do Vale do Sapucaí - Minas Gerais - Brasil

Autores

GERALDO MAGELA SALOME, JOSÉ RONALDO ALVES, FLÁVIO DUTRA MIRANDA