Dados do Trabalho


TÍTULO

MANUAL DE ORIENTAÇAO NO USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇAO INDIVIDUAL

OBJETIVO

desenvolver e validar um manual para orientar os profissionais da saúde na técnica correta do uso dos Equipamentos de Proteção Individual e nas medidas de prevenção das lesões de pel

MÉTODO

revisão integrativa da literatura dos artigos publicados de 2015 a 2020 encontrados nas principais bases de dados em ciências da saúde. A validação do manual foi realizada com 55 profissionais de saúde, que estão na linha de frente da COVID-19 (enfermeiros, fisioterapeutas e médicos), utilizando a técnica de Delphi. Para a análise de dados, foram adotados o Índice de Validade de Conteúdo e o Alpha de Cronbach. Resultados: os juízes consideraram o conteúdo do manual entre adequado e totalmente adequado na segunda avaliação. A média do teste Alfa de Cronbach foi 0,942, caracterizando que o instrumento utilizado pelos juízes foi de excelente consistência interna. O Índice de Validade de Conteúdo variou entre 0,940 e 1,00 na primeira avaliação; após realizar as correções sugeridas pelos avaliadores, o manual foi reenviado para a segunda avaliação, quando houve a concordância dos juízes em todos os itens, e o Índice de Validade de Conteúdo foi de 1,0.

RESULTADOS

: os juízes consideraram o conteúdo do manual entre adequado e totalmente adequado na segunda avaliação. A média do teste Alfa de Cronbach foi 0,942, caracterizando que o instrumento utilizado pelos juízes foi de excelente consistência interna. O Índice de Validade de Conteúdo variou entre 0,940 e 1,00 na primeira avaliação; após realizar as correções sugeridas pelos avaliadores, o manual foi reenviado para a segunda avaliação, quando houve a concordância dos juízes em todos os itens, e o Índice de Validade de Conteúdo foi de 1,0.

CONCLUSÕES

O manual Equipamentos de Proteção Individual: prevenindo as lesões de pele foi desenvolvido e validado por profissionais que estão na linha de frente no combate da COVID-19.

PALAVRAS CHAVE

Infecções por Coronavírus, Lesão por Pressão, Equipamento de Proteção Individual, Saúde do Trabalhador, Exposição Ocupacional.

Área

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Instituições

universidade do Vale do Sapucaí - Minas Gerais - Brasil

Autores

BRENO CÉSAR DINIZ PONTES, GERALDO MAGELA SALOME