Dados do Trabalho


TÍTULO

OBSTRUÇAO INTESTINAL POR LESAO ILEAL DE ENDOMETRIOSE PROFUNDA SIMULANDO DOENÇA DE CROHN: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A endometriose é uma doença inflamatória crônica, dependente de estrógeno, que afeta aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva e 40% das mulheres com dor pélvica e infertilidade¹. Quando encontrada na porção intestinal, o sigmoide é o mais acometido, seguido pelo reto e com uma menor frequência localizada em íleo, apêndice e ceco¹. A Doença de Crohn por sua vez é uma doença inflamatória intestinal crônica imunomediada que pode acometer qualquer segmento do trato digestório sendo os locais mais afetados o íleo e o cólon⁴. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de endometriose profunda simulando Doença de Crohn.

RELATO DE CASO

Feminino, 37 anos, primigesta, antecedente pessoal de artrite reumatóide e asma sem acompanhamento, deu entrada no serviço de urgência com quadro clínico de suboclusão intestinal sugestivo de Doença de Crohn ileal apresentando diminuição na eliminação de flatos e fezes, dor e distensão abdominal associado a náuseas e vômitos com início 30 dias antes. Realizou tomografia evidenciando distensão líquida de alças jejunais e ileais com níveis hidroaéreos com íleo distal espessado. Foi realizada retossigmoidoscopia e a mesma foi incompleta com preparo inadequado (realizado apenas retrogrado devido à suboclusão). Foi instituído tratamento clínico, porém a paciente não apresentou melhora satisfatória sendo necessária a abordagem cirúrgica, sendo realizada colectomia direita com enterectomia segmentar e íleo-transverso anastomose com achado intraoperatorio de espessamento e tumoração endurecida em topografia de válvula íleo-cecal e dilatação de delgado a montante. Evoluiu sem intercorrências no pos-operatorio imediato. Para surpresa da equipe, o resultado anatomopatológico da peça cirúrgica se mostrou como Endometriose profunda ileal e não como Doença de Crohn ileal, retificando a primeira hipótese diagnóstica.

DISCUSSÃO

Devido à amplitude nas manifestações clínicas tanto na endometriose quanto na Doença de Crohn essas duas patologias podem se apresentar como diagnósticos diferenciais. O tratamento da endometriose profunda intestinal se estende desde tratamentos clínicos até ressecções intestinais incluindo shaving, ressecção em disco e ressecção segmentar. Já a Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal crônica de etiopatogenia multifatorial que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal de forma segmentar, assimétrica e transmural com intensidade variável sendo os locais mais afetados o íleo, o cólon e a porção perianal³. O curso da doença pode variar de acordo com as manifestações intestinais e/ou extra intestinais. Indicações para cirurgia em pacientes com Doença de Crohn incluem intratabilidade clínica, complicações da doença ou ambas as causas³. Desta forma, este relato de caso ilustra os desafios diagnósticos que o médico coloproctologista enfrenta e mostra a manifestação clínica da endometriose simulando doença de Crohn.

PALAVRAS CHAVE

Doença de Crohn, endometriose intestinal, endometriose profunda, infertilidade, colectomia

Área

ENDOMETRIOSE

Instituições

Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil

Autores

ALINE ALINE ZARA, JULIANA GIANGIARDI BATISTA, AMANDA VITIELLO PEREIRA BROSCO, GUILHERME HUDARI GARCIA, DIOGO FONTES SANTOS, FLAVIA BALSAMO, SANDRA DI FELICE BORATTO, SERGIO HENRIQUE COUTO HORTA