Dados do Trabalho


TÍTULO

DOENÇA DE CROHN DUODENAL - UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal caracterizada pela inflamação da transmural da camada mucosa do trato gastrointestinal. A DC pode acometer todo o trato gastrointestinal, porém, manifestações exclusivas na região gastroduodenal são raras. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um paciente portador de doença de Crohn com acometimento exclusivo do duodeno, uma forma rara de manifestação da doença.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 47 anos, com crises de dor abdominal e vômitos há 3 meses. Procura atendimento com nova crise de dor abdominal em região epigástrica, vômitos, três episódios de diarreia por dia e distensão abdominal. Relata melhora dos vômitos com uso prévio de Ampicilina com Sulbactam, em associação à Dexametasona. Paciente nega perda de peso, tabagismo e etilismo. Não possui comorbidades nem histórico de neoplasia na família. Estava em tratamento para deficiência de vitamina B12. Ao exame físico, abdome plano, normotenso e com dor a palpação da região epigástrica. Solicitada endoscopia digestiva alta (EDA), que evidenciou duodenite sugestiva de doença de Crohn pelo endoscopista, devido à presença hiperemia, edema e exsudato na região proximal da segunda porção duodenal, de onde foi realizada biópsia. Teste da urease negativo. Anatomopatológico revelou presença de infiltrado inflamatório crônico (esparsos linfócitos intraepiteliais), arquitetura vilositária preservada e sem granulomas - quadro compatível com enterite crônica discreta. Foi realizada também colonoscopia até o íleo terminal, que não mostrou nenhuma alteração. Baseando-se no quadro clínico e na EDA sugestiva de doença de Crohn, fez-se o diagnóstico e iniciou-se tratamento com Azatioprina 200mg ao dia. No mês seguinte ao início da medicação, paciente encontrava-se assintomática e sem queixas. Realizada nova EDA de controle, 4 meses após o início do tratamento, e a mucosa da segunda porção porção duodenal apresentava-se com aspecto normal, apenas com lesões cicatriciais prévias. Atualmente, a paciente permanece em tratamento com a doença em remissão.

DISCUSSÃO

A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal, com períodos de crises e remissões - quadro clínico da paciente aqui relatada. O envolvimento duodenal é raro, com incidência aproximada entre 0,5% e 4% e poucos relatos na literatura. A DC com acometimento exclusivo duodenal frequentemente é assintomática ou apresenta sintomas leves, o que dificulta e retarda o diagnóstico. Por isso, o conhecimento desta forma distinta de apresentação da DC permite sua detecção precoce, um tratamento adequado e um melhor prognóstico ao paciente.

PALAVRAS CHAVE

Doença de Crohn; Duodeno; Doença Inflamatória Intestinal;

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

FRANCISCO COSTA BEBER LEMANSKI, LAIANE PITHAN DA SILVA, LAMYS AZANKI HATEM, CANDICE FRANKE KRUMEL