Dados do Trabalho


TÍTULO

MORTALIDADE POR NEOPLASIA MALIGNA DA JUNÇAO RETOSSIGMOIDEA, RETO, ANUS E CANAL ANAL NO BRASIL: ANALISE DE 2010-2020

OBJETIVO

Analisar a mortalidade por neoplasia maligna da junção retossigmoidea, reto, ânus e canal anal no Brasil nos período de 2010 a 2020.

MÉTODO

Estudo descritivo e retrospectivo sobre a mortalidade por neoplasia maligna da junção retossigmoidea, reto, ânus e canal anal no Brasil nos anos de 2010 a 2020. Os dados foram obtidos pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), pela ferramenta TABNET. As variáveis utilizadas foram taxa de mortalidade (TM), óbitos, sexo, faixa etária e unidade de federação. Não foi necessário aprovação do Comitê de Ética, pois trata-se de um estudo de banco de dados público.

RESULTADOS

A partir dos dados analisados, constatou-se, no Brasil, um total de 22.294 óbitos por neoplasia maligna da junção retossigmoidea, reto, ânus e canal anal no período analisado, com uma TM nacional de 7,96%. As regiões com a maior TM, acima da média nacional no período estudado, foram a região Norte (11,61%), região Centro-Oeste (8,65%) e região Sudeste (8,81%). As regiões Sul e Nordeste apresentaram uma TM de 5,95% e 7,66%, respectivamente. Do número total de óbitos, a diferença entre sexos não foi significativa, com uma leve predominância de óbitos entre homens: 50,58% eram do sexo masculino (11.277 óbitos) e 49,41% do sexo feminino (11.017 óbitos). A faixa etária com maior mortalidade foi entre 60-69 anos de idade, representando 26,7% do número total de óbitos; em seguida, entre 70-79 anos (23,0%) e entre 50-59 anos (20,9%). A faixa etária com menor número de óbitos foram os jovens menores de 20 anos, com apenas 37 óbitos notificados no Brasil nos onze anos de estudo, correspondendo a 0,16% do total de óbitos.

CONCLUSÕES

As neoplasias malignas da junção retossigmoidea, reto, ânus e canal anal foram causas de 22.294 óbitos em todo território brasileiro na última década, sendo a região Norte do país a região com a maior taxa de mortalidade pela doença. Pacientes do sexo masculino apresentam discreta predominância no número de óbitos e a faixa etária com maior número foi entre 60-69 anos de idade.

PALAVRAS CHAVE

Câncer da Junção Retossigmoidea, Reto, Ânus e Canal Anal; Mortalidade; Brasil;

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

FRANCISCO COSTA BEBER LEMANSKI, EMANUELLE TAVARES, GABRIELA KOHL HAMMACHER, JOAO VITOR BARCELLOS ZIN, NICOLLE MESQUITA SALVADORI, ANELIZE SCHUSTER ZAGONEL, GERMANO DANIELLI, LUCA CRESPI CORRADI