Dados do Trabalho


TÍTULO

ANÁLISE COMPARATIVA DO PERFIL DEMOGRÁFICO DE COLONOSCOPIAS NORMAIS E COM ACHADOS PATOLÓGICOS EM UM SERVIÇO UNIVERSITÁRIO

OBJETIVO

Relacionar o perfil demográfico dos pacientes submetidos à colonoscopia com os achados no exame.

MÉTODO

Analisamos 985 colonoscopias sequenciais. Pacientes foram separados em dois grupos (exames com achados patológicos e normais), os quais foram comparados entre gênero e idade. As variáveis qualitativas foram analisadas pelo teste qui-quadrado e as quantitativas pelo teste t.

RESULTADOS

Das 985 colonoscopias realizadas, 666 foram alteradas e 319 normais. Entre os exames alterados, 341 foram em homens e 325 em mulheres, enquanto 195 dos normais foram em mulheres e 124 em homens (P=0,0002). Nos exames alterados, a média de idade para mulheres foi 64,26 anos e para homens 63,18. Já nos exames normais, a média foi de 57,43 para mulheres e 55,18 para homens (P=0,05). A partir dos 50 anos, o número de exames alterados superou o de exames normais, sendo a diferença maior entre 61 e 70 anos.

CONCLUSÕES

Ao encontrarmos mais exames alterados do que normais na amostra, podemos concluir que patologias colorretais são bastante prevalentes e diversas. A diferença significativa entre resultados alterados em homens e mulheres não tem uma explicação objetiva. Talvez o maior número de alterações nos exames de homens aponte para melhor indicação de colonoscopia neste gênero ou porque eles realizem menos exames de rastreamento. Com relação à idade, existe um aumento na realização de exames após os 40 anos, nos quais os resultados normais ainda superam os alterados. A partir dos 50 anos, ocorre uma mudança neste padrão e os exames alterados prevalecem. Isso demonstra que as indicações de colonoscopia em pessoas menores de 40 anos devem ser bastante criteriosas.

PALAVRAS CHAVE

Colonoscopia, análise demográfica, achados patológicos.

Área

MÉTODOS DIAGNÓSTICOS

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LAURA PINHO FILLMANN, LÚCIO SARUBBI FILLMANN, ANA PAULA REGINATTO TUBIANA, FABIANA KURZAWA HAGEMANN, GUSTAVO MOMBERGER ROESLER, ISABELLE BORDIGNON BRUM, NATHALIE BORDIGNON BRUM, RAQUEL JAQUELINE EDER RIBEIRO