Dados do Trabalho


TÍTULO

ACOMPANHAMENTO ENDOSCOPICO DE PACIENTES TRATADOS PARA NEOPLASIAS COLORRETAIS

OBJETIVO

Analisar um grupo de pacientes submetidos à colonoscopia de controle após tratamento para neoplasias benignas e malignas colorretais, visto que pacientes submetidos a tratamento de neoplasias colorretais são especialmente propensos a desenvolverem lesões metacrônicas. O acompanhamento endoscópico desses indivíduos é fundamental para garantir que uma nova neoplasia não evolua para doença metastática incurável.

MÉTODO

Foram analisados os achados endoscópicos de 434 colonoscopias feitas no seguimento de pacientes tratados por adenomas ou adenocarcinomas colorretais.

RESULTADOS

Foram realizados 312 exames no seguimento pós-tratamento de pacientes com adenomas e 122 exames em indivíduos operados por adenocarcinoma colorretal. Entre os exames de acompanhamento do tratamento de adenomas, 240 exames tinham alterações à endoscopia e 72 eram normais. Os achados mais comuns foram: adenomas metacrônicos (195); divertículos (72); adenocarcinoma metacrônico (6). Nos casos tratados por adenocarcinoma, 68 exames apresentavam alterações, sendo as mais frequentes: adenomas metacrônicos (37); divertículos (12); adenocarcinoma metacrônico (4). Quando comparados os dois grupos de acompanhamento, observamos que pacientes com história prévia de adenocarcinoma tiveram maior risco de lesões metacrônicas malignas do que o grupo dos tratados por pólipos (p=0,04). Entretanto, pacientes em acompanhamento após tratamento por adenomas tiveram mais achados endoscópicos no seguimento do que pacientes tratados por adenocarcinoma (p=0,000012).

CONCLUSÕES

O acompanhamento endoscópico de pacientes tratados por neoplasias do intestino grosso demonstra um número elevado de lesões metacrônicas. Pacientes tratados previamente por adenocarcinoma colorretal são especialmente propensos a desenvolver uma nova neoplasia maligna quando comparados com indivíduos tratados por pólipos adenomatosos.

PALAVRAS CHAVE

Neoplasia colorretal; Lesões metacrônicas.

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

FERNANDA NASCIMENTO LUBIANCA, LÚCIO SARUBBI FILLMANN, LUCAS MONTIEL PETRY, GABRIELA PINHO FILLMANN, ESTER DA ROSA, GUSTAVO MOMBERGER ROESLER, LAURA PINHO FILLMANN, FABIANA KURZAWA HAGEMANN