Dados do Trabalho


TÍTULO

RASTREAMENTO POPULACIONAL PARA NEOPLASIAS COLORRETAIS COM COLONOSCOPIA: PRINCIPAIS ACHADOS

OBJETIVO

Analisar os achados endoscópicos em pacientes submetidos à colonoscopia de rastreamento em um serviço universitário.

MÉTODO

Analisamos 279 colonoscopias feitas em pacientes assintomáticos em um serviço universitário. Foram compilados todos os achados endoscópicos. Dados da amostra foram descritos por valores absolutos, médias e desvio padrão sendo as variáveis qualitativas comparadas por teste Qui-quadrado e quantitativas por teste t de Student.

RESULTADOS

Dos 279 exames analisados, quatro foram excluídos por serem incompletos. Entre os 275 restantes, 151 eram homens e 124
mulheres. Cento e treze exames não apresentaram alterações e 162 estavam alteradas. Entre os alterados, os achados mais comuns foram: Pólipos (106 exames); Divertículos (73 exames). Neoplasia maligna (4 exames) e angiodisplasia (4 exames). Entre os pólipos, 32 eram lesões múltiplas e 74 eram únicas, com predomínio de lesões sésseis sobre as pediculadas. Dos 4 pacientes com neoplasia maligna, três tinham pólipos sincrônicos sésseis e múltiplos. A média de idade dos pacientes com exame negativo foi de 55,3 anos e, daqueles com pólipos, 61,87 anos (P=0,0000039). Já a idade dos pacientes com adenocarcinoma foi de 65,25 (P=0,03 na comparação com exames normais). Na distribuição por gênero, 43 homens tiveram exame normal e 57 com pólipos enquanto que 70 mulheres apresentaram exame normal e 49 com pólipos (P=0,02).

CONCLUSÕES

O rastreamento feito seguindo as diretrizes da literatura (acima de 50 anos) demonstrou, em nossa amostra, que 40% dos investigados apresentavam pólipos ou neoplasia maligna já instalada. Além disso, a faixa etária mais elevada para os achados patológicos confirma a hipótese de que doenças colorretais afetam populações mais idosas.

PALAVRAS CHAVE

Colonoscopia. Neoplasias colorretais. Rastreamento.

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LUCAS MONTIEL PETRY, LÚCIO SARUBBI FILLMANN, GABRIELA PINHO FILLMANN, ESTER DA ROSA, GUSTAVO MOMBERGER ROESLER, VANESSA WALLAU LUCHSINGER, NATHALIE BORDIGNON BRUM, RAQUEL JAQUELINE EDER RIBEIRO