Dados do Trabalho


TÍTULO

IRRIGAÇAO TRANSANAL SIMPLIFICADA EM PACIENTES COM MIELOMENINGOCELE E INCONTINENCIA FECAL: RESULTADOS FUNCIONAIS E IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA

OBJETIVO

Avaliar a viabilidade da Irrigação Transanal simplificada (ITA) com o dispositivo utilizado para a irrigação via colostomia em pacientes com Mielomeningocele (MMC) e Incontinência Fecal (IF), seu impacto na função evacuatória, na qualidade de vida dos pacientes e familiares/cuidadores.

MÉTODO

Pacientes com diagnóstico confirmado de MMC, com disfunção evacuatória caracterizada por constipação e IF recorrente que não responderam a abordagens conservadoras, como dieta, tratamentos farmacológicos, fisioterápicos, foram selecionados para a terapia de ITA simplificada. Os pacientes e seus familiares participaram de treinamentos presenciais e individuais para aprender a técnica e desenvolver habilidades para o uso diário no domicílio. Questionários validados foram aplicados antes e após o tratamento para avaliar a gravidade e frequência da incontinência (Wexner Score), qualidade de vida das crianças e/ou adolescentes (CHQ-PF50) e adultos (FIQL). Também foram aplicados questionários de pesquisa específicos que mensuraram o impacto da função intestinal na qualidade de vida dos pacientes e dos familiares/cuidadores, bem como o monitoramento da técnica de ITA simplificada.

RESULTADOS

Foram estudados 23 pacientes portadores de MMC com constipação e incontinência fecal. A defecação involuntária diária foi relatada por 60,9% dos pacientes e 52,2% tinham sensação de evacuação incompleta. A adaptação do kit de irrigação de colostomia via irrigação transanal mostrou-se eficaz, uma vez que 100% dos pacientes e/ou familiares cuidadores conseguiram manipulá-lo com facilidade e de forma independente, sem complicações relatadas durante o seguimento. Ao final de um ano de ITA simplificada, houve uma diminuição significativa na taxa de incontinência anal de 13,96 para 6,83; 87% dos pacientes já apresentavam defecação diária e somente um paciente (4,3%) apresentava perdas diárias e sensação de evacuação incompleta e 82,6% relataram melhora máxima da qualidade de vida. Familiares/cuidadores também relataram melhora na qualidade de vida no que se refere ao cansaço e desfrute da vida.

CONCLUSÕES

A ITA simplificada, utilizando dispositivo para colostomia, mostrou-se um método eficaz com manuseio domiciliar adequado e melhora significativa da função intestinal. Como consequência, pacientes com MMC e seus familiares/responsáveis tiveram impacto positivo em sua qualidade de vida.

PALAVRAS CHAVE

Mielomeningocele. Espinha Bífida. Irrigação Transanal. Qualidade de vida. Incontinência Fecal. Irrigação Intestinal.

Área

CONSTIPAÇÃO E DOENÇAS DO ASSOALHO PÉLVICO

Instituições

Hospital das Clínicas - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARCELA MONTEIRO PINHEIRO, BEATRIZ DEOTI SILVA RODRIGUES, ANTÔNIO LACERDA FILHO, KELLY CRISTINE LACERDA BUZATTI