Dados do Trabalho


TÍTULO

DIVERTICULO DE RETO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A doença diverticular dos cólons (DDC) possui alta prevalência, sendo estimado que cerca de 30% da população acima dos 60 anos e 60% acima dos 80 anos possa apresentar a DDC. Sua incidência aumenta em 5 % ao redor dos 50 anos para além de 50% a partir dos 80 anos. Entretanto, o acometimento do reto é extremamente raro. Algumas séries demonstram que esta condição é encontrada em somente 0,07 a 0,08% dos enemas baritados e em 2 a 2,4% dos pacientes com DDC.
Devido à raridade do divertículo de reto, a autora traz um relato de caso de paciente com achado incidental à colonoscopia de DR e discute essa condição com base em revisão de literatura.

RELATO DE CASO

J.D.S.C., 30 anos, assintomático, encaminhado ao Serviço de colonoscopia para rastreio de câncer colorretal. Sem comorbidades conhecidas. Relatou ser constipado crônico. Negava queixas orificiais. Ao exame proctológico, inspeção estática e dinâmica sem alterações; toque retal com mucosa lisa, esfíncter normotônico, sem tumorações ou irregularidades tocáveis até o alcance do dedo do examinador. Submetido à colonoscopia que mostrou divertículo único em reto inferior, de óstio amplo e colo largo, sem sinais de inflamação ou sangramento. Visualizados também óstios diverticulares em descendente, sem sinais de inflamação ou sangramento. O paciente, por apresentar-se assintomático, retornou uma vez ao ambulatório para mostrar resultado de exame e foi orientado a controle colonoscópico em 5-10 anos.

DISCUSSÃO

O achado de divertículo no reto é evento raramente descrito e ainda hoje apresenta etiologia incerta. Eles são geralmente únicos, mas podem ocorrer em número de até três em um mesmo paciente. São mais frequentes no sexo masculino, possuem maior diâmetro e são verdadeiros, diferentemente daqueles de cólon. É comum ocorrer em associação com a doença diverticular dos cólons (DDC), o que se evidenciou no paciente desse relato. Costumam ser assintomáticos, sendo geralmente achado incidental de exame proctológico, enema opaco ou colonoscopia, como em nosso paciente. Quando cursa com sintomas, os mesmos costumam ter origem na DDC ou patologias orificiais concomitantes. Em nosso relato, o paciente apresentava-se assintomático, era do sexo masculino, possuía divertículo único no reto, doença diverticular do cólon associada e apresentou o DR como achado incidental em exame de rastreio de câncer colorretal, corroborando com os dados da literatura.

PALAVRAS CHAVE

Divertículo do cólon; Colonoscopia

Área

DOENÇA DIVERTICULAR DOS CÓLONS

Instituições

HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO - Bahia - Brasil

Autores

ANDREA COELHO AQUINO