Dados do Trabalho


TÍTILO

AMPUTAÇAO DE RETO COM PLATAFORMA ROBOTICA PARA O TEMPO PERINEAL

INTRODUÇÃO

A plataforma robótica oferece vantagens para cirurgia colorretal e vem sendo cada vez mais utilizada.
Apresentamos caso clínico de uma paciente com neoplasia de reto submetida a neoadjuvância total e amputação abdominoperineal, onde a ressecção perineal foi realizada pela via robótica.

RELATO DE CASO

E.E.S, 73a, feminino, apresentando hematoquezia há 11 meses com dor anal e perda ponderal, hipertensa e diabética tipo II. Toque retal com lesão ulcero-vegetante friável e dolorosa, em parede lateral direita desde a linha pectínea até 5cm no reto inferior, fixa. Colonoscopia evidenciando lesão ulcerada, em 50% da luz medindo 4x4cm com invasão de canal anal e anatomopatológico de adenocarcinoma invasivo. Tomografia com espessamento do reto por 6.5cm a partir da transição anorretal compatível com neoplasia, infiltrando a gordura perirretal à direita até próximo da fáscia mesorretal, linfonodomegalias perirretais heterogêneas de até 1.8cm. Estadiamento por imagem T3N+.
Realizou radioterapia short course 5x5Gy e quimioterapia neoadjuvante total com capecitabina e oxaliplatina - protocolo RAPIDO.
Após quatro semanas da neoadjuvância, havia ulceração rasa iniciando no anel anorretal na parede posterior e lateral direita e tomografia apresentava redução da lesão infiltrativa circunferencial no reto, persistindo espessamento parietal.
Indicada e realizada amputação abdominoperineal com plataforma robótica Da Vinci SI. Iniciado cirurgia em decúbito dorsal horizontal, feito docking “side by side” com 03 braços robóticos, câmera e trocater para pinça auxiliar. Feita ressecção total do mesorreto até assoalho pélvico, grampeado cólon sigmoide e maturada colostomia. Desfeito o docking, posicionado em jack-knife e iniciado tempo perineal a partir da pele com “air docking” pelo robô, utilizando dois braços, isolando o braço 3. Um assistente se fez necessário para avaliar planos musculares e vaginal, para evitar desvio do plano de dissecção. A cirurgia durou 260min e teve perda sanguínea de 100ml, sem intercorrências.
Evoluiu bem no pós operatório, recebendo alta hospitalar no terceiro dia. Anatomopatológico com resposta completa com 09 linfonodos ressecados - pT0pN0. Está em seguimento oncológico ambulatorial.

DISCUSSÃO

A cirurgia robótica para neoplasias retais proporciona bons resultados oncológicos e poucas morbidades. Entretanto possui alguns entraves, como a baixa sensibilidade tátil e o alto custo.
Neste caso, foi realizado “single docking” abdominal e aproveitado as pinças robóticas para o tempo perineal a partir da pele, não houve custo adicional com material ou prolongamento do tempo cirúrgico, já que a equipe é integrada e treinada. Não encontramos na literatura descrição de casos semelhantes
Utilizar esta plataforma é viável para realizar o tempo perineal da amputação de reto com vantagens da visualização 3D, pinças articuladas, estabilidade de câmera, disponibilidade de energia mono e bipolar, e não há prejuízos no procedimento cirúrgico, custo ou no período de internação da paciente.

PALAVRAS CHAVE

Cirurgia robótica; Neoplasia de reto; Amputação abdomino-perineal

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital de Amor - São Paulo - Brasil

Autores

JULIANA RAMPAZZO BUEMERAD, LUIS GUSTAVO CAPOCHIN ROMAGNOLO, CARLOS AUGUSTO RODRIGUES VÉO, FELIPE DALDEGAN DINIZ, MARCOS VINÍCIUS ARAÚJO DENADAI