Dados do Trabalho


TÍTULO

SARCOMA DE KAPOSI - RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Devido a raridade e dificuldade de diagnosticar o sarcoma de Kaposi de localização retal resolvemos apresentar esse caso como um alerta para pacientes HIV positivo e sintomatologia anorretal importante.

RELATO DE CASO

TPV, 36 anos, masculino, HSH, há 6 meses iniciou quadro de alteração de hábito intestinal, caracterizada por 10 evacuações ao dia associado a hematoquezia, dor abdominal e perda ponderal 17kg. Durante investigação do quadro foi diagnosticado com HIV positivo além de sífilis, desde então em uso de TARV (3TC/TDF+DTG). Realizado colonoscopia que evidenciou retite importante. Iniciado tratamento com mesalazina oral e enema. Em 02/2020 deu entrada no PS BP, com piora do quadro além de dor perianal. Negava febre e outros sintomas. Exames laboratoriais sem alterações significativas. RNM pelve espessamento difuso parietal do reto, associado a edema da gordura adjacente e espessamento de fáscia mesorretal. Linfonodomegalia mesorretal, obturatória e da cadeia ilíaca externa e inguinal direitas. Fistula perianal interesfincteriana, com origem no quadrante anterior esquerdo, com trajeto descendente para região interglútea esquerda. Realizado exame sob anestesia, evidenciada retite ulcerativa em parede anterior do reto baixo. Realizada fistulectomia. Medicado com corticosteróides, ceftriaxona e metronidazol. Alta hospitalar. Em 03/2020 por não apresentar melhora da dor retal, realizado novos exames onde se verificou a presença de lesão vegetante, circunferencial, irregular, endurecida e friável, de coloração violácea a 8 cm da borda anal e gânglio em região inguinal direita. Biópsia retal processo inflamatório crônico e ulcerado. Biopsia do gânglio neoplasia maligna fusocelular. Imunohistoquímica retal e do gânglio com positividade para HHV-8, indicativo de sarcoma Kaposi. Paciente encaminhado para oncologia. No estadiamento por eles realizado a enterorressonancia mostrou lesão infiltrativa subestenosante que se estende desde a borda anal até a transição retossigmóide e linfonodomegalia mesorretal, o maior dos quais com 1,0 cm de diâmetro. Iniciado tratamento quimioterápico com Doxopeg (doxorrubicina lipossomal). Paciente atualmente bem, sem queixas, aguardando exames controle.

DISCUSSÃO

Em pacientes HIV positivo com sintomatologia anorretal importante, a hipótese de sarcoma de Kaposi, embora rara, deve ser considerada dada a rápida evolução. Lembrar a importância da imuno-histoquímica para confirmação diagnóstica.

PALAVRAS CHAVE

Sarcoma Kaposi, HIV

Área

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Instituições

BP - A BENEFICENCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

SILVIA CAROLINE NEVES RIBEIRO, BERNARDO CUNHA RIBAS, PRISCILA ARGENTO REBELO, NATHACIA BERNARDO CHIMELLO, DANIEL TEIXEIRA ALENCAR, CASSIA CAROLINE EMILIO, MAGALY GEMIO TEIXEIRA