Dados do Trabalho


TÍTILO

COLECTOMIA TOTAL COM RESSECÇAO MULTIVISCERAL POR VIA LAPAROSCOPICA

INTRODUÇÃO

Introdução: O câncer colorretal avançado é diagnosticado em cerca de 10% dos pacientes, podendo chegar até 22% em alguns dados literários, essa forma tumoral exige, muitas vezes, ressecção multivisceral para o adequado tratamento oncológico. O objetivo desse video foi demonstrar a realização de ressecção multivesceral em bloco de câncer colorretal localmente avançado por via laparoscópica.

RELATO DE CASO

Caso de um homem, 66 anos diagnosticado com neoplasia de sigmóide com imagem tomográfica sugestiva de fístula colovesical, submetido a colectomia total com ileorreto anastomose término-terminal e cistectomia parcial com rafia vesical em monobloco. O exame anatomopatológico resultou em pT4b pN0 (000/103), com margens livres. Paciente recebeu quimioterapia adjuvante com FOLFOX por 6 meses com redução de 10% da dose de 5-FU para melhorar a tolerância gastrointestinal. Mantém seguimento sem sinais de recidiva tumoral.

DISCUSSÃO

Discussão. A cirurgia videolaparoscópica se tornou o padrão ouro para o tratamento de câncer colorretal, principalmente pela melhor recuperação pós operatória e pela equivalência oncológica com a cirurgia convencional. No entanto, ainda existe discussão envolvendo casos de neoplasia de cólon localmente avançada, pela dificuldade técnica de se obter ressecção multivisceral R0 em monobloco. Só no Brasil, estima-se mais de 10% do pacientes são diagnosticados com formas localmente avançadas, que exigem ressecção multivisceral. Estudos atuais demonstram que o seguimento oncológico pós operatório do paciente submetido a ressecção multivisceral convencional e videolaparoscópica não tem diferenças significativas.
Dessa forma, a experiencia do cirurgião com procedimento minimamente invasivo vai determinar a escolha da via cirúrgica em casos mais complexos, especialmente aquele que envolvem ressecção multivisceral.
Por esse motivo, é importante constante prática e aprimoramento na realização desses procedimentos.

PALAVRAS CHAVE

videolaparoscopia; minimamente invasiva; ressecção multivisceral; câncer de reto localmente avançado

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAELA SOUZA NOVO, MARILIA MARCELINO, ANA SARA PORTILHO, RAFAEL VAZ PANDINI, LUCAS SOARES GERBASI, MARLENY NOVAES, VICTOR EDMOND SEID, SERGIO EDUARDO ARAUJO