Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO SOBRE A COINCIDENCIA ENTRE MEGACOLON CHAGASICO E TUMOR DE COLON

INTRODUÇÃO

O megacólon chagásico é uma complicação da doença de chagas decorrente da denervação dos plexos mioentéricos. Essa alteração leva à dilatação, hipertrofia e alongamento do cólon, principalmente no sigmóide, evoluindo para a redução do peristaltismo e consequente estagnação do conteúdo colônico, que pode evoluir para a rotação do sigmóide caracterizando o volvo.(1)
A associação entre megacólon chagásico e adenocarcinoma de cólon é raramente observada, pois não há associação fisiopatológica entre eles.

RELATO DE CASO

Paciente M. L. S., 74 anos, sexo masculino, natural e procedente de São Paulo - SP, procurou o pronto socorro com queixa de dor abdominal há 2 dias acompanhada de parada de eliminação de gases e fezes neste período. Apresentava de antecedentes pessoais cardiopatia chagásica, em uso diário de maleato de enalapril, espironolactona, monoidrato de isossorbida e cloridrato de hidralazina e, em 2004, teve um AVC, também em uso diário de apixabana e cloridrato de tizanidina desde então.
Ao exame físico, sem alterações hemodinâmicas e com distensão abdominal, ruídos hidroaéreos presentes, timpânico, sem sinais e peritonite.
Dentre os exames complementares, realizou raio-x de abdômen compatível com volvo de sigmóide, sendo indicado retossigmoidoscopia flexível descompressiva que além da descompressão, identificou tumor intransponível ao aparelho no cólon esquerdo, a montante do volvo, com a biópsia confirmando se tratar do adenocarcinoma de cólon. A tomografia para estadiamento confirmou o tumor de cólon esquerdo obstrutivo sem metástase hepática ou pulmonar. Foi então indicado laparotomia para a realização de colectomia esquerda estendida com colostomia a Hartmann por se tratar de paciente obstruído, idoso, com comorbidades sendo operado de urgência.
O resultado do anatomopatológico confirmou a associação entre o adenocarcinoma e a ausência de células ganglionares, que no contexto clínico é compatível com megacólon secundário a doença de Chagas.

DISCUSSÃO

A associação entre câncer colorretal e megacólon chagásico observada nesse caso é rara e difere, por exemplo, da associação do câncer de esôfago com o megaesôfago chagásico, que nesse caso apresenta um risco aumentado de até 33 vezes, em relação à população geral.(2) Essa associação muito bem determinada poderia levar a inferência de que o mesmo ocorre no cólon, porém isso não se observa.
Chegou-se a considerar que a infecção pelo Trypanosoma cruzi conferiria proteção contra o CA colorretal,(3) porém maioria dos estudos, afirmam que não há associação entre as duas patologias e que elas têm mecanismos fisiopatológicos distintos.
A importância desse relato consiste em não excluir a possibilidade de diagnóstico de CA colorretal diante de um paciente com megacólon chagásico, em especial entre idosos e aqueles com fatores de risco associados. Essa investigação é de grande relevância clínica considerando que a conduta terapêutico intraoperatória pode mudar a depender da localização do tumor.(4)

PALAVRAS CHAVE

Megacólon Chagásico; Adenocarcinoma de Cólon; Volvo de Sigmóide; Cirurgia de Hartmann

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA CAROLINA PEDRO FONTANA, HELENA REGINA TENORIO DE GODOI, OTAVIO DE ARAUJO MEDEIROS, THIAGO DA SILVEIRA MANZIONE, CHIA BIN FANG