Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO DOS EFEITOS DA TERAPIA COM INFLIXIMABE NO CONTEUDO DE COLAGENO DOS SUBTIPOS I E III NA MUCOSA COLICA COM E SEM TRANSITO INTESTINAL

OBJETIVO

Introdução: A cirurgia de Hartmann (CH) uma derivação temporária utilizada para tratar enfermidades que comprometem o cólon esquerdo e reto. Contudo, a reconstrução do trânsito intestinal após a CH é procedimento de difícil execução associado a altos índices de complicações pós-operatórias, principalmente representadas pelas deiscências das anastomoses que cursam com altos índices de morbimortalidade. Um dos mecanismos relacionados ao surgimento dessas fístulas é o déficit nutricional decorrente da falta de suprimento de Ácidos Graxos de Cadeia Curta (AGCC) nos segmentos sem trânsito fecal que desencadeia uma síndrome de deficiência nutricional, ocasionando a retite de exclusão (RE). A inflamação mucosa aumenta a produção de colagenases, que degradam o colágeno produzido impactando a cicatrização tecidual. O infliximabe reduz o infiltrado inflamatório e diminui a produção de colagenases, favorecendo a cicatrização tecidual. O conteúdo dos subtipos de colágeno do tipo I e III em modelos de RE após o tratamento com infliximabe ainda não foi estudado.
Objetivo: Avaliar os efeitos da terapia com infliximabe no processo inflamatório e no conteúdo de colágeno dos subtipos I e III em ratos submetidos a CH e que desenvolveram retite de exclusão.

MÉTODO

Método: Vinte e dois ratos machos, foram submetidos a CH. Após 12 semanas para desenvolverem RE, foram divididos em 3 grupos segundo aplicação subcutânea semanal das seguintes substâncias; A: SF 0,9%, (n=6); B: infliximabe na dose de 5mg/kg/sem e, C: infliximabe, na dose de 10mg/kg/dia. Receberam as soluções por 5 semanas. Findo este prazo foram eutanasiados para remoção do segmentos do cólon distal e reto com e sem trânsito fecal para estudo histológico. A inflamação da mucosa e o processo inflamatório foi analisada pela técnica da hematoxilina-eosina, utilizando-se escala validada. A expressão tecidual de colágeno total foi identificada utilizando-se o tricrômio de Masson, enquanto a expressão dos colágenos dos subtipos I e III, por técnica imuno-histoquímica utilizando-se anticorpos primários específicos para cada subtipo. O conteúdo de colágeno total e de ambos os subtipos foi quantificado por morfometria computadorizada.

RESULTADOS

Resultados: A intervenção com infliximabe, principalmente em doses mais elevados, reduziu a inflamação, melhorou da reparação mucosa e aumentou o conteúdo de colágeno total no cólon sem trânsito em relação aos animais tratados com SF 0.9%. O conteúdo de colágeno total foi menor no cólon excluso, quando comparado aos segmentos com trânsito preservado, independente da solução utilizada. O conteúdo dos colágenos dos subtipo I e II, aumentou nos segmentos retais sem trânsito nos animais tratados com infliximabe, independente da dose utilizada.

CONCLUSÕES

Conclusão: O infliximabe melhorou a reparação tecidual e aumentou o conteúdo de colágeno total e dos subtipos tipo I e III, sugerindo que possa se tornar uma estratégia promissora a ser avaliada em doentes previamente submetidos a CH.

PALAVRAS CHAVE

Reto; Retite; Retite, terapia; Ácidos Graxos de Cadeia Curta; Colágeno; Colágeno Tipo I; Colágeno Tipo III; Fator de Necrose Tumoral alfa; Infliximab; Imuno-Histoquímica; Modelos animais; Ratos

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - São Paulo - Brasil

Autores

BRUNA ZINI PAULA FREITAS, FABIO GUILHERME CAMPOS, JOSE AIRES PEREIRA, DANIELA TIEMI SATO, ROBERTA LAIS SANTOS MENDONÇA, DANILO TOSHIO KANNO, CARLOS AUGUSTO REAL MARTINEZ