Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO DOS EFEITOS DA TERAPIA BIOLOGICA COM INFLIXIMABE EM MODELO EXPERIMENTAL DE COLITE DE EXCLUSAO

OBJETIVO

A colite de exclusão (CE) se desenvolve na mucosa de segmentos do intestino grosso sem trânsito fecal. O aumento na produção de espécies reativas de oxigênio e citocinas nestes segmentos sugerem que a CE tenha mecanismos etiopatogênicos semelhantes aos das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). O uso de anticorpos anti-TNF-α representa uma das estratégias terapêutica mais eficazes para o tratamento das DII, mas pouco se sabe sobre seus efeitos no tratamento da CE.
O objetivo do trabalho foi de avaliar os efeitos do infliximabe na inflamação e no conteúdo tecidual de TNF-α na mucosa cólica com e sem trânsito fecal.

MÉTODO

Vinte e dois ratos, machos, foram submetidos à cirurgia de Hartmann. Os animais permaneceram por 12 semanas com a derivação intestinal para o desenvolvimento da CE no segmento excluso. A seguir, foram divididos em 3 grupos conforme serem submetidos, à aplicação subcutânea semanal de SF 0,9% ou infliximabe nas dosagens de 5mg/kg/sem e 10mg/kg/sem, por cinco semanas consecutivas. Terminado a intervenção, os animais foram eutanasiados, sendo retirados segmentos cólicos providos e desprovidos de trânsito fecal. A presença de inflamação foi avaliada por estudo histológico com a técnica da hematoxilina-eosina e sua intensidade segundo escala previamente validada. A expressão tecidual de TNF-α nos segmentos cólicos foi avaliada por estudo imuno-histoquímico e seu conteúdo por morfometria computadorizada.

RESULTADOS

Segmentos sem trânsito apresentaram maior escore inflamatório independente da substância de intervenção, bem como da dose de infliximabe utilizada. A intervenção com infliximabe reduziu o escore inflamatório nos segmentos sem trânsito fecal. Encontrou-se maior conteúdo tecidual de TNF-α nos segmentos desprovidos de trânsito independente do grupo experimental considerado. A aplicação de infliximabe não modificou o conteúdo tecidual de TNF-α nos segmentos sem trânsito fecal, independente da dosagem utilizada.

CONCLUSÕES

No modelo de CE utilizado, a aplicação subcutânea de infliximabe reduziu o processo inflamatório no cólon sem trânsito fecal, apesar de não modificar o conteúdo tecidual de TNF-α.

PALAVRAS CHAVE

Colite; Colostomia; Ácidos Graxos de Cadeia Curta; Imuno-histoquímica; Citocinas; Fator de Necrose Tumoral Alfa; Infliximabe; Ratos.

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

ANDRESS GODOY DELBEN, CARLOS AUGUSTO REAL MARTINEZ, JOSÉ AIRES PEREIRA, DANIELA TIEMI SATO, ROBERTA ROBERTA LAIS DOS SANTOS MENDONÇA, DANILO TOSHIO KANNO, MARIA DE LOURDES SETSUKO AYRIZONO