Dados do Trabalho


TÍTULO

IMPACTO DA INTERVENÇAO COM INFLIXIMABE NO CONTEUDO TECIDUAL DE E-CADERINA E CLAUDINA-3 NO EPITELIO COLICO EM MODELO EXPERIMENTAL DE COLITE DE EXCLUSAO

OBJETIVO

Verificar se a aplicação de infliximabe modifica o conteúdo tecidual das proteínas E-caderina e claudina-3 no epitélio cólico de ratos desprovidos de trânsito intestinal.

MÉTODO

Vinte dois ratos foram submetidos a derivação do trânsito intestinal pelo procedimento de Hartmann. Permaneceram com a derivação por 12 semanas para o desenvolvimento da colite de desuso. Após, foram divididos em três grupos experimentais onde seis animais receberam intervenção com solução salina 2,0 mL/semana, oito infliximabe na dose de 5 mg/Kg/semana e, os restantes, infliximabe na dose de 10 mg/Kg/semana, consecutivamente por 5 semanas. Finalizado o período de intervenção os animais foram eutanasiados, sendo removidos os segmentos cólicos com e sem trânsito intestinal. A CE foi diagnosticada pelas alterações histológicas definidas por escala previamente validada. A expressão tecidual de E-caderina e claudina-3 foi avaliada por imuno-histoquímica e o conteúdo tecidual de ambas as proteínas por análise de imagem assistida por computador.

RESULTADOS

Os segmentos cólicos exclusos de trânsito fecal apresentaram maior grau de inflamação quando comparado com o cólon provido de trânsito fecal. O grau de inflamação foi menor nos animais tratados com infliximab independente da dose usada. O conteúdo de E-caderina e claudina-3 reduziu no cólon excluso. O conteúdo de ambas as proteínas no cólon sem trânsito intestinal, aumentou nos animais tratados com infliximab, principalmente naqueles que receberam a dose de 10mg/kg/semana.

CONCLUSÕES

A terapia com infliximabe reduz a inflamação em segmentos cólicos exclusos de trânsito intestinal, e aumenta o conteúdo tecidual das proteínas E-caderina e claudina-3 principalmente quando utilizado na concentração de 10mg/kg/semana.

PALAVRAS CHAVE

Colite; Cólon; Ácidos Graxos de Cadeia Curta, Infliximab; E-caderina; Claudina.

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

ANTONIO JOSÉ TIBURCIO ALVES JUNIOR, MATHEUS BASSANI, JOSÉ AIRES PEREIRA, FERNANDA DOMINGUES, MARIANE ÁVILA, CLAUDIO SADDY RODRIGUES COY, FABIO CAMPOS, CARLOS AUGUSTO REAL MARTINEZ