Dados do Trabalho


TÍTULO

CONTEUDO TECIDUAL DE METALOPROTEINASE-9 E COLAGENO TOTAL NO COLON COM E SEM TRANSITO INTESTINAL APOS INTERVENÇAO COM INFLIXIMABE EM RATOS SUBMETIDOS A CIRURGIA DE HARTMANN

OBJETIVO

Quantificar o conteúdo tecidual de metaloproteinase-9 (MMP-9) e colágeno na mucosa cólica com e sem trânsito intestinal após administração de infliximabe em ratos submetidos a cirurgia de Hartmann.

MÉTODO

Vinte dois ratos foram submetidos à derivação do cólon pela cirurgia de Hartmann. Os animais permaneceram com a derivação intestinal por 12 semanas para o desenvolvimento da colite de exclusão (CE). Após, foram divididos em três grupos: O primeiro grupo recebeu aplicação subcutânea de SF 0,9%, enquanto os dois grupos restantes infliximabe, por via subcutânea, nas doses de 5 mg/Kg/semana ou 10 mg/Kg/semana durante cinco semanas consecutivas. Concluída a intervenção os animais foram eutanasiados, removendo-se os segmentos com e sem trânsito intestinal. A CE foi diagnosticada por estudo histológico e sua intensidade por escala inflamatória validada. A expressão tecidual de MMP-9 foi avaliada por imuno-histoquímica, enquanto a de colágeno total por histoquímica. O conteúdo tecidual de ambas foi mensurado por morfometria computadorizada.

RESULTADOS

Segmentos cólicos sem trânsito intestinal apresentavam maior grau de inflamação, que melhorava nos animais tratados com infliximabe. O conteúdo de colágeno foi sempre menor no sem trânsito intestinal. Houve aumento do conteúdo de colágeno no cólon sem trânsito nos animais tratados com infliximabe, principalmente na dose de 10 mg/kg/semana. Houve aumento no conteúdo de MMP-9 no cólon sem trânsito fecal, com redução nos animais tratados com infliximabe, independente da dose utilizada.

CONCLUSÕES

A aplicação de infliximabe reduz a inflamação, aumenta o conteúdo de colágeno total e diminui o conteúdo de MMP-9 no cólon sem trânsito intestinal.

PALAVRAS CHAVE

Colite; Ácidos Graxos de Cadeia Curta; Infliximab; Fator de Necrose Tumoral alfa; Colágeno; Metaloproteinase 9 da Matriz.

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

ANTONIO JOSE TIBURCIO ALVES JUNIOR, VITOR FIGUEIRA, MARIANE ÁVILA, FERNANDA DOMINGUES, JOSÉ AIRES PEREIRA, DANIELA TIEMI SATO, FÁBIO CAMPOS, CARLOS AUGUSTO REAL MARTINEZ