Dados do Trabalho


TÍTULO

LINFANGIOMIOMA EM FOSSA ISQUIORRETAL: UM DIAGNOSTICO DIFERENCIAL

INTRODUÇÃO

Os linfangiomiomas são lesões hamartomatosas dos vasos linfáticos. Representam proliferações benignas que envolvem o sistema linfático tendo uma predileção pela cabeça, pescoço e cavidade bucal, contudo, podem acometer também estrutas ósseas, partes moles e orgãos paraquemitosos. No relato de caso apresentado, observa-se uma apresentação atípica, onde, a lesão estava localizada no fossa isquiorretal.

RELATO DE CASO

S.R.F.M, 42 anos, feminina, procurou atendimento no ambulatório de coloproctologia encaminhada pelo serviço de ginecologia. Paciente relatou diagnóstico prévio de endometriose e constipação intestinal. Durante a investigação da patologia ginecológica e após a realização de ressonância magnética de abdome e pelve a qual evidenciou-se a ausência de endometriose, mas presença de uma formação expansiva sólida heterogênea, de contorno levemente lobulado e limites definidos, com realce pelo contraste venoso, localizada na fossa isquiorretal à esquerda, inferiormente a musculatura elevadora do ânus, determinado efeito compressivo sobre a transição anorretal e sobre a parede vaginal posterior. Ao exame físico notava ao toque ginecológico uma massa palpável e móvel com parede vaginal íntegra. O exame proctológico não mostrou alterações. Optou-se por ressecção cirúrgica via perineal da lesão com exérese completa, a qual transcorreu sem intercorrências e envio do material para estudo histopatológico. A biópsia confirmou a presença de um linfangiomioma. A paciente evoluiu satisfatoriamente e permanece em acompanhamento periódico.

DISCUSSÃO

Linfangiomiomas também devem ser considerados diagnósticos diferenciais em lesões localizadas nós espaços pós anais e retrorretais.

PALAVRAS CHAVE

Linfangiomas; Espaços pós anais; Espaços retrorretais; Diagnóstico diferencial; Harmatoma.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Universitário Pedro Ernesto - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LIVIA CISNE KOENOW, PAULO CESAR DE CASTRO JUNIOR, DEBORA ALVES DOMINGUES, DAVID CUNHA HAIUT, FLAVIA APELBAUM, LUIZA DE REZENDE CECÍLIO FARES