Dados do Trabalho


TÍTULO

LINFOMA NAO-HODGKIN DIFUSO DE GRANDES CELULAS B MIMETIZANDO DOENÇA DE CROHN OU APENDICITE CRONICA

INTRODUÇÃO

Os Linfomas Não-Hodgkin (LNH) são um grupo de neoplasias originárias do tecido linfóide. Possuem muitos padrões histológicos e são os grandes representantes das neoplasias linfóides. A grande maioria dos LNH não possui etiologia definida, e o pico ocorre entre os 50-65 anos. Os linfomas podem ter um órgão extranodal como sítio primário da neoplasia (10-35% dos casos de LNH), sendo o trato gastrointestinal o mais atingido. O Linfoma Difuso de Grandes Células B (LDGCB), corresponde a mais de 30% dos casos de LNH, com idade média de apresentação aos 64 anos. A doença se manifesta na grande maioria das vezes com uma massa linfonodal de crescimento rápido na região cervical ou no abdome (linfonodos retroperitoneais ou mesentéricos). Paciente portadora de LDGCB, apresentou complicações relacionadas ao trato gastrointestinal, o que foi fator de confundimento para seu diagnóstico definitivo. Pela complexidade do caso e pelo acometimento de um sítio extranodal, é justificável a importância e divulgação do caso.

RELATO DE CASO

Y.R.C., 49 anos, feminina, HIV positiva em acompanhamento e uso de medicação regular, compareceu ao ambulatório de coloproctologia com dor abdominal constante há 2 meses associada a diarréia aquosa e perda ponderal, sem demais comemorativos. Em ressonância magnética realizada durante os sintomas foi aventada a possibilidade de doença de Crohn ou apendicite crônica pelo espessamento parietal do ceco e apêndice cecal com borramento de gordura adjacente. Ao exame físico apresentava dor em fossa ilíaca direita, sem descompressão dolorosa ou irritação peritoneal. Optou-se por realizar ileotiflectomia. Observou-se lesão ulcerada em ceco e apêndice espessado, ambos enviados à histopatologia. Paciente evoluiu com eventração contida em pós-operatório imediato com nova cirurgia de urgência devido a obstrução intestinal, que transcorreu sem intercorrências. O resultado do histopatológico evidenciou a presença de LDGCB como diagnóstico final. Paciente foi encaminhada aos serviços de oncologia e hematologia onde iniciou a quimioterapia cursando com remissão da patologia.

DISCUSSÃO

A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa idiopática são as formas mais comuns das doenças inflamatórias intestinais (DII), que se caracterizam por inflamação crônica do intestino, de etiologia ainda não esclarecida. As DII ocorrem em todo o mundo e representam sério problema de saúde, pois atingem preferencialmente jovens, cursam com recidivas freqüentes e admitem formas clínicas de alta gravidade. São geralmente suspeitas quando há perda ponderal, diarréia com muco, pus ou sangue e dor abdominal. Já a apendicite crônica se manifesta lentamente como uma inflamação progressiva do apêndice cecal com sintomas mais leves que podem durar de meses até anos. Neste caso, evidenciamos que o LDGCB pode se apresentar de maneira a mimetizar outras patologias gastrointestinais e que deve ser considerado um diagnóstico diferencial.

PALAVRAS CHAVE

Linfoma não-hodgkin difusos de células B; LDGCB; Apendicite Crônica; Doença de Crohn

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

Hospital Universitário Pedro Ernesto - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LIVIA CISNE KOENOW, PAULO CESAR DE CASTRO JUNIOR, DEBORA ALVES DOMINGUES, DAVID CUNHA HAUIT, FLAVIA ALPELBAUM, LUÍSA REZENDE CECÍLIO FARES