Dados do Trabalho


TÍTILO

ENDOMETRIOSE INTESTINAL MULTICENTRICA - ABORDAGEM VIDEOLAPAROSCOPICA - MULTIPLAS RESSECÇOES INTESTINAIS - DESAFIO TECNICO

INTRODUÇÃO

O ENVOLVIMENTO MULTICENTRICO INTESTINAL NA ENDOMETRIOSE É MUITAS VEZES DESAFIADOR NO CONTEXTO DE RESSECAR COMPLETAMENTE A DOENÇA E EVITAR DISFUNÇÕES DA FISIOLOGIA INTESTINAL, AINDA MAIS SE TRATANDO DE DOENÇA COM CARÁTER BENIGNO. O CASO DEMONSTRADO REVELA A TÁTICA OPERATÓRIA UTILIZADA PARA RESSECAR TRES VOLUMOSOS NÓDULOS ENDOMETRIÓTICOS LOCALIZADOS NO RETO, SIGMÓIDE E CÓLON DESCENDENTE SEM A UTILIZAÇÃO DE ESTOMA PROTETOR.

RELATO DE CASO

PACIENTE 41 ANOS, PROLE CONSTITUIDA, DOR CRÔNICA PÉLVICA, DISQUEZIA, DISPAREUNIA, DOR COM IRRADIAÇÃO LOMBAR E FACE LATERAL DA COXA ESQUERDA. CONSTIPACAO CRÔNICA TAMBÉM ERA RELATADA. RNM REVELAVA NÓDULO ENDOMETRIÓTICO MEDINDO 4 X 4CM LOCALIZADO NA TRANSIÇÃO DO CÓLON DESCENDENTE E SIGMÓIDE DIRECIONADO AO RETROPERITONIO ONDE ACOMETIA VASOS GONADAIS ESQUERDOS, NERVO CUTÂNEO LATERAL DA COXA ESQUERDO. ENDOMETRIOSE LIGAMENTAR DOS LIGAMENTOS UTEROSSACROS BILATERALMENTE, NÓDULO ENDOMETRIÓTICO COM CERCA DE 25MM OCUPANDO 20% DA CIRCUNFERÊNCIA DO SIGMÓIDE E PLACA ENDOMETRIÓTICA MEDINDO CERCA DE 3CM NO RETO A CERCA DE 13CM DA MARGEM ANAL. PACIENTE SUBMETIDA A TRATAMENTO CIRÚRGICO ONDE FOI REALIZADO COLECTOMIA SEGMENTAR ESQUERDA COM ANASTOMOSE INTRACORPORAL LATERO-LATERAL, NODULECTOMIA SIGMOIDIANA COM COLORRAFIA E RESSECÇAO SEGMENTAR DO RETO COM ANASTOMOSE COLORRETAL GRAMPEADA. NÃO FOI LANÇADO MÃO DE ESTOMA PROTETOR. ALTA NO QUARTO DIA PÓS-OPERATÓRIO.

DISCUSSÃO

SOB A ÉGIDE DO BINÔMIO - MANUTENÇAO DA FUNÇAO INTESTINAL E RESSECÇAO COMPLETA DO NÓDULO ENDOMETRIÓTICO, A DOENÇA MULTICÊNTRICA É UM DESAFIO AO CIRURGIÃO COLORRETAL. DEVIDO AO PLEOMORFISMO DA APRESENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DO NÓDULO ENDOMETRIÓTICO NÃO HÁ UM SISTEMATIZAÇÃO PARA A ABORDAGEM CIRÚRGICA DESTES CASOS. O RACIONAL DO CASO APRESENTADO É DEMONSTRAR O CARÁTER REGRADO E "ECONÔMICO" DAS MÚLTIPLAS RESSECÇOES INTESTINAIS PARA O TRATAMENTO DESTA DOENÇA COM APRESENTAÇÃO MULTICÊNTRICA SEM ALTERAÇÕES DISFUNCIONAIS SOB O PONTO DE VISTA CLÍNICO NO PÓS-OPERATÓRIO.

PALAVRAS CHAVE

ENDOMETRIOSE INTESTINAL, ENDOMETRIOSE MULTICÊNTRICA, DOR CRÔNICA PÉLVICA

Área

ENDOMETRIOSE

Instituições

Centro de Cirurgia Pélvica - CCP Rio - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LEONARDO MACHADO DE CASTRO, LEANDRO FARIA COSTA, PAMELLA BRASIL CABRAL, JOÃO MARCELLO DEDA GUEDES, CLARA PINHEIRO ASSAF CORREA, HENRIQUE ALMEIDA SIMÕES