Dados do Trabalho
TÍTILO
NODULECTOMIA LINEAR VERTICAL ROBOTICA PARA O TRATAMENTO DE ENDOMETRIOSE RETAL
INTRODUÇÃO
Demonstrar uma opção cirúrgica menos utilizado (nodulectomia linear vertical) para o tratamento de endometriose intestinal do reto, principalmente para nódulos superiores a 30mm que possuam um longo eixo cranio-caudal e formato oblongo.
RELATO DE CASO
PACIENTE 43 ANOS JÁ SUBMETIDA A HISTERECTOMIA TOTAL E CIRURGIA PARA ABORDAGEM DE ENDOMETRIOSE PROFUNDA EM 2018 ONDE FOI REALIZADO "SHAVING" DE NÓDULO RETAL. NO FINAL DE 2020 PACIENTE RELATA DISQUEZIA E DOR PÉLVICA COM CARÁTER GRADUAL DE PIORA. RNM DEMONSTRA NÓDULO ENDOMETRIÓTICO LOCALIZADO NO RETO A CERCA DE 13CM DA MARGEM ANAL MEDINDO CERCA DE 3CM NO MAIOR EIXO. NÃO HAVIAM OUTROS NÓDULOS SUSPEITOS. SUBMETIDA A RESSECÇÃO ROBÓTICA DO NÓDULO DESCRITO ATRAVÉS DE GRAMPEAMENTO LINEAR CARGA 45MM NO RETO APÓS "SHAVING" PARCIAL DA LESÃO. ALTA EM 48 HORAS.
DISCUSSÃO
Existem várias opções cirúrgicas para o tratamento videolaparoscópico da endometriose com acometimento do reto. Shaving, ressecção discóide e ressecção segmentar são as táticas mais utilizadas. Em geral, nódulos robustos superiores a 3,0 cm de diâmetro são tratados com ressecção segmentar. Entretanto, por ser uma enfermidade benigna, o conceito de ressecção completa da lesão associada a preservação do reto alcança o cenário ideal. Uma técnica menos utilizada conhecida como Nodulectomia Grampeada Vertical Calibrada realizada com grampeador linear laparoscópico, calibrada com probe retal, pode ser uma opção segura, com baixo risco de estenose retal ou impactação fecal, auferindo resultados clínicos-funcionais adequados para o tratamento de nódulos endometrióticos maiores que 3,0 cm no eixo crânio-caudal. A nodulectomia grampeada vertical calibrada é uma opção segura para o tratamento da endometriose intestinal com baixo risco de estenose retal ou distúrbios clínicos funcionais evacuatórios.
PALAVRAS CHAVE
nodulectomia vertical, endometriose profunda, endometriose intestinal, dor crônica pélvica
Área
ENDOMETRIOSE
Instituições
CLÍNICA DE CIRURGIA PÉLVICA - CCP Rio - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
LEONARDO MACHADO DE CASTRO, LEANDRO FARIA COSTA, PAMELLA BRASIL CABRAL, JOAO MARCELLO DEDA GUEDES, HENRIQUE ALMEIDA SIMÕES