Dados do Trabalho


TÍTULO

NODULECTOMIA GRAMPEADA VERTICAL CALIBRADA DO RETO. UMA ALTERNATIVA TECNICA PARA O TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE INTESTINAL

OBJETIVO

Existem várias opções cirúrgicas para o tratamento videolaparoscópico da endometriose com acometimento do reto. Shaving, ressecção discóide e ressecção segmentar são as táticas mais utilizadas. Em geral, nódulos robustos superiores a 3,0 cm de diâmetro são tratados com ressecção segmentar. Entretanto, por ser uma enfermidade benigna, o conceito de ressecção completa da lesão associada a preservação do reto alcança o cenário ideal. Uma técnica menos utilizada conhecida como Nodulectomia Grampeada Vertical Calibrada realizada com grampeador linear laparoscópico, calibrada com probe retal, pode ser uma opção segura, com baixo risco de estenose retal ou impactação fecal, auferindo resultados clínicos-funcionais adequados para o tratamento de nódulos endometrióticos maiores que 3,0 cm no eixo crânio-caudal.

MÉTODO

Foi realizada na série de casos a análise retrospectiva de um banco de dados mantido prospectivamente em pacientes submetidas a cirurgia para endometriose profunda multicompartimental por equipe multidisciplinar constituída de ginecologista, coloproctologista e urologista. Dados do emprego da técnica bem como variáveis pós-operatórias são descritos. Trinta pacientes foram submetidas a cirurgia videolaparoscópica para o tratamento de endometriose profunda para o tratamento de dor e infertilidade. Não houve complicações intra-operatórias ou conversão para cirurgia aberta. Não foram relatadas deiscências anastomóticas, enterorragia pós-operatória, infecções pélvicas e estenoses retais. Não houve surgimento de constipação intestinal ou piora deste sintoma em um período observacional de 6 meses.

RESULTADOS

A nodulectomia grampeada vertical calibrada é uma opção segura para o tratamento da endometriose intestinal com baixo risco de estenose retal ou distúrbios clínicos funcionais evacuatórios.

CONCLUSÕES

A nodulectomia grampeada vertical calibrada é uma opção segura para o tratamento da endometriose intestinal com baixo risco de estenose retal ou distúrbios clínicos funcionais evacuatórios.

PALAVRAS CHAVE

NODULECTOMIA LINEAR VERTICAL, ENDOMETRIOSE PROFUNDA, ENDOMETRIOSE INTESTINAL

Área

ENDOMETRIOSE

Instituições

CLÍNICA DE CIRURGIA PÉLVICA - CCP RIO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LEONARDO MACHADO DE CASTRO, LEANDRO FARIA COSTA, PAMELLA BRASIL CABRAL, JOÃO MARCELLO DEDA GUEDES, HENRIQUE ALMEIDA SIMÕES