Dados do Trabalho


TÍTULO

SARCOPENIA COMO FATOR DE RISCO ADICIONAL PARA MORTALIDADE E DEISCENCIA DE ANASTOMOSE APOS RETOSSIGMOIDECTOMIA COM EXCISAO TOTAL DO MESORRETO: ANALISE POR PROPENSITY SCORE MATCHING

OBJETIVO

O objetivo desse estudo foi avaliar se a sarcopenia associava-se a maior índice de complicações cirúrgicas pós-operatórias em pacientes com câncer de reto submetidos a neoadjuvância seguida de ressecção oncológica. 

MÉTODO

Foi realizada análise retrospectiva entre junho de 2016 e junho de 2020 de pacientes consecutivos com câncer de reto médio e distal, submetidos a neoadjuvância com radio e quimioterapia e posteriormente cirurgia. A avaliação de sarcopenia foi feita a partir de tomografia computadorizada estimando-se a área do músculo psoas (mm2), após a terapia neoadjuvante. Foram estabelecidos valores de referência para homens e mulheres para a definição de sarcopenia, segundo literatura prévia. Foi feita análise estatística utilizando propensity score matching (PSM) com dados ajustados pareados para gênero, idade e IMC para estimar os riscos relativos de complicações, de complicações graves e de deiscência.

RESULTADOS

Os resultados obtidos demonstraram que em vigência de sarcopenia ocorreu aumento de 24% na chance de complicações pós-operatórias, porém sem significância estatística (RR 1.24; CI 0.66-2.33). A sarcopenia não impactou diretamente na taxa de complicações severas (RR 1.02; CI 0.31-3.35) ou de deiscência de anastomose (RR 0.87; CI 0.17-4.59).

CONCLUSÕES

Nosso estudo concluiu que a sarcopenia em paciente com câncer de reto tratados com neoadjuvância e cirurgia não pareceu influenciar o aumento de morbidade ou ocorrência de deiscência de anastomose.

PALAVRAS CHAVE

câncer colorretal; deiscencia; excisão total do mesorreto; sarcopenia; desnutrição

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAELA DE SOUZA NOVO, MARILIA MARCELINO, ANA SARA PORTINHO, RAFAEL VAZ PANDINI, LUCAS SOARES GERBASI, MARLENY NOVAES, VICTOR EDMOUND SEID, SERGIO ALONSO ARAUJO