Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO: NEOPLASIA MISTA NEUROENDOCRINA E NAO NEUROENDOCRINA (MINEN) EM COLON SIGMOIDE

INTRODUÇÃO

Este relato descreve o caso de uma paciente de 37 anos com diagnóstico de neoplasias mistas neuroendócrinas e não neuroendócrinas (MiNEN) em cólon sigmoide, um grupo heterogêneo de neoplasias raras que se classificam pelo grau histológico de acordo com índice de proliferação, segundo a classificação de 2017 da OMS. O caso relatado chama atenção por descrever um tumor raro, que acomete menos de 1% de todos os cânceres do aparelho digestivo.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 37 anos, é submetida em serviço externo a laparotomia exploradora com transversostomia em alça por sintomatologia de abdome agudo perfurativo. Após investigação inicial, aventou-se a hipótese de adenocarcinoma de cólon sigmoide. Foi encaminhada ao serviço de Coloproctologia de um serviço terciário em São Paulo, onde realizou colectomia esquerda ampliada com enterectomia segmentar e ileostomia de proteção por conta da neoplasia estar invadindo a parede abdominal. O laudo anatomopatológico da peça ressecada apontou para adenocarcinoma moderadamente diferenciado com áreas de necrose e 10% de comprometimento mucinoso, sem sinais de metástase à distância (estadiamento PT4An2A). A conduta proposta foi de quimioterapia adjuvante com FLOX – 3 ciclos. A paciente manteve CEA baixo e permaneceu estável após tratamento, mas perdeu seguimento, e retornou, após dois anos, com quadro de dor abdominal importante por recidiva peritoneal e peripancreátiva evidenciada em tomografia de abdome. Optou-se pela realização de biópsia guiada por ecoendoscopia e estudo imunohistoquímico que definiu diagnóstico de neoplasia neuroendócrina e não neuroendócrina mista (MiNEN), metastático do cólon. Foi proposto tratamento com Cisplatina e Etoposide, que não foi realizado devido ao baixo status performance da paciente. A mesma evoluiu a óbito um mês depois do diagnóstico de recidiva tumoral, apresentando dois anos de sobrevida após primeira ressecção.

DISCUSSÃO

O subgrupo MiNEN é caracterizado pela presença de, pelo menos dois componentes neoplásicos diferentes, sendo que um deles é neuroendócrino. Sua classificação e tratamento ainda são complexos e mal definidos, dada a sua raridade e heterogeneidade. Dados epidemiológicos apontam maior prevalência na população masculina, diferentemente do caso apresentado. Um dos sítios mais frequentes do MiNEN é a região colorretal, sendo o cólon direito mais acometido (56%), no caso em questão, o sítio primário é em sigmoide: raro e pouco descrito na literatura. O diagnóstico é feito a partir da anáise histológica e imunohistoquímica do anátomopatológico, sendo frequentemente confundido com adenocarcinoma em um primeiro momento, assim como aconteceu com a paciente do caso. O tratamento cirúrgico curativo é empregado quando a doença é localizada, a mediana de recorrência livre descrita em literatura foi de 14 – 75 meses, da mesma forma que observou-se na paciente do caso, que retornou com sintomas após 14 meses de pós-operatório.

PALAVRAS CHAVE

neoplasia colorretal; Minen; NEOPLASIA MISTA NEUROENDOCRINA E NAO NEUROENDOCRINA; neoplasia maligna de cólon sigmóide

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

ALINE CELEGHINI ROSA VICENTE, FELIPE DEVITTO DA SILVA, RENATA YUMI LIMA KONICHI, MAURICIO TROCONIS, RENATA PARADA AMORIM, LAURA CAROLINA LOPEZ CLARO, FERNANDA BELLOTTI FORMIGA, FANG CHIA BIN