Dados do Trabalho


TÍTULO

ABORDAGEM CIRURGICA PARA DOENÇA DE PAGET EXTRA-MAMARIA UTILIZANDO RETALHOS V-Y BILATERAL ASSOCIADO A INCISAO ARCIFORME PERIANAL - RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A doença de Paget Extra-mamária (DPEM) possui múltiplas possibilidades de tratamento. A abordagem cirúrgica pode ser utilizada neste armamentário terapêutico, entretanto, está associada a morbidade mais elevada, principalmente quando o acometimento é localizado na região perianal. Estenose anal é uma complicação grave e temida relacionada ao tratamento cirúrgico desta afecção, destacadamente em vigência de doença extensa e bilateral.

RELATO DE CASO

Paciente de 72 anos portadora com lesão áspera em região perianal com crescimento lento ao longe de dois anos, queixando-se de prurido perianal, tem diagnóstico de DPEM após segunda biópsia e tentativa de tratamento tópico com Imiquimode por doze semanas, foi submetida a transversostomia em alça. Após 2 semanas foi submetida a ressecção de toda a lesão e reconstrução realizada com amplos retalhos V-Y bilateralmente. Foi realizada uma variante técnica na qual foram feitas incisões arciformes em cada lado do retalho distante 4-5cm da sutura muco-cutânea, com o propósito de diminuir a tensão sob a sutura muco-cutânea. Após 90 dias de acompanhamento ambulatorial, houve completa cicatrização dos retalhos, bem como das incisões arciformes, sem evidências de deiscência das suturas ou estenose anal.

DISCUSSÃO

A contração da ferida talvez seja uma das características mais importantes da cicatrização conduzida. Seu efeito de maior risco ocorre em órgãos circulares, nos quais pode provocar estenose e obstrução. Sempre que uma ferida circular é criada, os vetores de força criados pela ferida em cicatrização são responsáveis ​​pela redução progressiva do tamanho do lúmen.
Apesar probabilidade de estenose anal relacionado a abordagem cirúrgica para DPEM extensa e bilateral, o acréscimo de incisões arciformes distantes 5cm da sutura muco-cutânea parece ser seguro e reduzir o risco desta complicação.

PALAVRAS CHAVE

Doença de Paget Extra-mamária; Doença de Paget Perianal; Retalho V-Y; Incisões de relaxamento;

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Federal da Lagoa - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ARTHUR GARCIA DA SILVA BARROS, LEONARDO MACHADO DE CASTRO, RICARDO JUNIO GARCIA, CLARA ASSAF PINHEIRO CORREA, THIAGO MAICON MATOS DE OLIVEIRA RODRIGUES, GABRIELA BOHN SPIES