Dados do Trabalho


TÍTILO

PADRONIZAÇAO DA MOBILIZAÇAO DO ANGULO ESPLENICO POR VIA ROBOTICA E TECNOLOGIA SMARTFIRE NA COLECTOMIA ESQUERDA

INTRODUÇÃO

Para o maior sucesso da abordagem minimamente invasiva é fundamental a padronização da técnica cirúrgica. O uso de instrumentais com tecnologia de ponta auxilia nesta padronização e pode reduzir o tempo cirúrgico. Na cirurgia robótica, novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas, proporcionando ao cirurgião movimentos com maior amplitude e aumento da precisão cirúrgica.

RELATO DE CASO

Paciente feminina, 40 anos, com relato de alteração do hábito intestinal há 6 meses. Realizou colonoscopia com lesão vegetante e friável a cerca de 20cm da borda anal, com biópsia que evidenciou tratar-se de um adenocarcinoma. O estadiamento, após tomografia de tórax e abdome total, revelou neoplasia de sigmoide T3N0M0, sendo optado por retossigmoidectomia por via robótica.
Padronizacao da técnica: posição de Lloyd-Davies, com pernas abertas. Realizado pneumoperitoneo fechado em hipocôndrio esquerdo e passagem de trocartes robóticos conforme ilustração. Posicionamento do paciente em proclive e leve decúbito lateral direito, docking da plataforma robótica e posicionamento das pinças sob visão direta. Secção do ligamento falciforme e posicionamento do cólon transverso sobre o fígado. Exposição da veia mesentérica inferior (VMI), e dissecção mediolateral sob a mesma. Ligadura da VMI e avanço na dissecção retroperitoneal com identificação do pâncreas. Dissecção entre epíplon e cólon transverso, na sua metade distal, com acesso à retrocavidade. Dissecção e ligadura da artéria mesentérica inferior em sua origem. Dissecção medio lateral entre mesocólon descendente e retroperitôneo em direção à goteira parieto-cólica esquerda. Tração medial do cólon descendente e liberação do ângulo esplênico. Preparo do reto superior e secção com o grampeador SureForm, usando tecnologia SmartFire que monitora a compressão do tecido antes e depois do disparo e faz ajustes automáticos. Retirada da peça e preparo do coto proximal com posicionamento da ogiva. Anastomose colorretal com grampeador circular e realização do teste de avaliação da integridade anastomótica (manobra do borracheiro).

DISCUSSÃO

Com vantagens como o cirurgião no controle da câmera, além de ampla e estável visualização do campo cirúrgico, o uso da plataforma robótica vem ganhando cada vez mais espaço nos procedimentos da coloproctologia. Novas tecnologias vêm sendo incorporadas à plataforma aumentando o controle do cirurgião em todos tempos cirúrgicos e também aumentando a precisão com objetivo de reduzir complicações. O grampeador robótico oferece tecnologia que se ajusta ao tecido mesmo durante o disparo e tem maior amplitude de movimento, assim como as demais pinças robóticas, permitindo melhor grampeamento e ajuste do grampeador em situações mais difíceis, como em pelves estreitas.

PALAVRAS CHAVE

Robótica; Laparoscopia; Cirurgia Colorretal; Cirurgia Minimamente Invasiva, Novas técnicas cirúrgicas/Avanços Tecnológicos em Cirurgia Colorretal

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

ANA SARAH PORTILHO, VICTOR EDMOND SEID, MARLENY NOVAES FIGUEIREDO, LUCAS SOARES GERBASI, RAFAEL VAZ PANDINI, FRANCISCO TUSTUMI, RAFAELA SOUSA NOVO, SERGIO EDUARDO ALONSO ARAUJO