Dados do Trabalho


TÍTULO

VOLVO DE CECO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O volvo de ceco consiste na torção do ceco, cólon ascendente e íleo terminal devido à fixação anormal dessas alças no peritônio, podendo levar à obstrução, isquemia e perfuração intestinal. Apesar de ser a segunda causa mais frequente de volvo de cólon (atrás do volvo de sigmoide), corresponde a apenas 1-1,5% das causas de obstrução intestinal em adultos. Seu diagnóstico é clínico-radiológico e seu tratamento é preferencialmente cirúrgico.
Neste pôster, apresentamos um caso de volvo de ceco, com discussão de seus aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos.

RELATO DE CASO

Paciente de 76 anos, sexo feminino, procurou o pronto atendimento com história de 2 dias de dor e distensão abdominal, vômitos e parada de eliminação de gases e fezes. Ao exame físico, observou-se abdome distendido, hipertimpânico, com dor à palpação de fossa ilíaca direita, sem sinais de peritonite; não havia sinais de instabilidade hemodinâmica.
Realizada tomografia de abdome que mostrou distensão de alças intestinais (morfologia em “sinal do grão de café”), com dilatação de intestino delgado à montante e cólon vazio à jusante; identificada, também, torção de vasos mesentéricos (sinal do redemoinho), sem sinais evidentes de sofrimento ou perfuração intestinal.
Com alta suspeição de volvo de ceco, foi indicada laparotomia exploradora, na qual se confirmou o diagnóstico de volvo de ceco, com observação de sinais duvidosos de sofrimento de alça, sem perfuração. Optou-se, então, por realização de ileocolectomia direita e reconstrução do trânsito através de íleo-transverso anastomose primária.
A paciente evoluiu com íleo prolongado, porém, após jejum e reintrodução lenta e gradual da dieta, apresentou retorno dos movimentos intestinais, recebendo alta hospitalar.

DISCUSSÃO

O caso apresentado é ilustrativo de um quadro típico de volvo de ceco. As novas tendências epidemiológicas apontam para o acometimento de população cada vez mais idosa (60-79 anos), predominantemente feminina (70,5%) e com fatores de risco, como cirurgias abdominais prévias.
Usualmente apresenta-se como abdome agudo obstrutivo, sendo a radiografia de abdome, muitas vezes, o exame inicialmente realizado, salientando-se que a tomografia computadorizada é o melhor exame, podendo detectar achados típicos de volvo de ceco: aumento de volume cecal, sinal do grão de café, sinal do redemoinho e sinal do bico do pássaro.
Há diferentes opções terapêuticas descritas para o tratamento do volvo de ceco, dentre elas a cirurgia com distorção manual do volvo e ressecção das alças acometidas com ou sem anastomose primária, a cecopexia e a cecostomia, a depender do estado clínico do paciente e das condições locais da cavidade abdominal verificadas durante o ato operatório.
O volvo de ceco, portanto, é uma condição que exige diagnóstico clínico radiológico rápido e cujo tratamento não pode ser postergado, pois há possibilidade de rápida progressão do quadro para isquemia e perfuração intestinal, condições associadas a elevadas taxas de morbi-mortalidade.

PALAVRAS CHAVE

Volvo de ceco
Abdome agudo obstrutivo

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

Hospital Alemão Oswaldo Cruz - São Paulo - Brasil

Autores

RUDOLPH OCTAVIANO KOGIMA, ROGER BELTRATI COSER, ELIANA KAZUMI SHIROMA, LUCAS PINTO NUNES, CLAUDIO JOSE CALDAS BRESCIANI