Dados do Trabalho


TÍTULO

METASTASES CUTANEAS DISSEMINADAS NO CANCER COLONICO: UM RELATO.

INTRODUÇÃO

O Câncer Colorretal (CCR) é uma das neoplasias malignas mais incidentes no mundo. A ocorrência de metástases cutâneas no CCR é rara, sendo mais associada ao câncer de mama e de pulmão. Esse fenômeno metastático é um indicador de estágio avançado da doença, o que impõe a necessidade de reconhecer com agilidade essa atípica manifestação e de elaborar prontamente proposta terapêutica.

RELATO DE CASO

Paciente masculino de 57 anos chega à emergência com dor leve em mesogástrio há 2 meses, constipado e com perda de 18 kg. Relatou aparecimento concomitante de proeminência subcutânea no ombro direito, que evoluiu para nodulação, superficializando-se na pele, assumindo coloração vermelho-acastanhada, indolor e não pruriginosa. Outras proeminências cutâneas surgiram no dorso, abdome, cervical, braço, antebraço, até chegar à cabeça. A tomografia computadorizada (TC) evidenciou massa heterogênea na topografia de cólon transverso. Também foram visualizadas dezenas de lesões arredondadas, de 3 mm a 2 cm, com densidade de partes moles, espalhadas pelo corpo. Colonoscopia mostrou duas lesões vegetantes, uma em cólon sigmóide e a outra em cólon transverso, esta envolvendo todo lúmen intestinal. Resultado histopatológico das duas lesões foi de adenocarcinoma pouco diferenciado com células em anel de sinete, coincidindo com o resultado da biópsia da lesão do ombro direito, selando o diagnóstico de adenocarcinoma colônico metastático. O Paciente recusou tratamento, falecendo 1 mês após o atendimento.

DISCUSSÃO

O CCR é a terceira neoplasia mais incidente no mundo e a terceira de maior mortalidade. Sua investigação inclui anamnese detalhada, atentando para sinais de alarme. O exame físico pode identificar massa abdominal, achados no toque retal e linfonodomegalia. A colonoscopia é o exame mais indicado para investigação, possibilitando o diagnóstico pela biópsia e a prevenção pela ressecção das lesões precursoras. O estadiamento é realizado com a TC ou Ressonância Magnética, buscando acometimento linfonodal e metástases a distância.
Os principais sítios de metástase são fígado (44%), pulmão (19%) e peritônio (13%). Apenas 1,1% das metástases estão na pele, e sinalizam mau prognóstico. Estas ocorrem por diversos mecanismos, como disseminação linfática, hematogênica, por contiguidade ou contaminação cirúrgica. Apresentam-se de forma variada, sendo únicas ou múltiplas, na maioria das vezes firmes, indolores e livres de planos profundos. Se localizam comumente no abdome, pelve e dorso.
Os serviços de saúde carecem de protocolos bem estabelecidos para o manejo deste quadro e não há tratamento padronizado. A abordagem do tumor primário ainda é a principal estratégia terapêutica. A quimioterapia sistêmica e a ressecção cirúrgica das metástases cutâneas oferecem melhor prognóstico. Dada a raridade do caso, este relato apresenta potencial de contribuir para a literatura médica e ajudar futuramente na construção de protocolos que balizem o manejo destes pacientes.

PALAVRAS CHAVE

Metástases Cutâneas; Câncer Colorretal; Neoplasias malignas;

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

GABRIEL PAIVA DUARTE, TUANI DE OLIVEIRA CASTRO, ANA CAROLINA DE AZEVEDO SOUZA, ALEXANDRE LOPES DE PAULA TAMBURRO, EMMANUELLE BATISTA FLORENTINO, JAN-PETER CORREIA SOUSA PERISSÉ, JOÃO PEDRO DOS SANTOS LIMA, ANTONIO CARLOS ACETTA