Dados do Trabalho


TÍTULO

CASUISTICA DE COLONOSCOPIAS REALIZADAS POR RESIDENTES DE COLOPROCTOLOGIA DE UM HOSPITAL TERCIARIO DO SUS

OBJETIVO

Avaliar achados e índices de qualidade – porcentagem de exames completos, índice de complicações e taxa de detecção de adenomas – em colonoscopias realizadas por residentes do serviço de Coloproctologia.

MÉTODO

Registro prospectivo de colonoscopias realizadas pelo residente responsável, incluindo achados e procedimentos realizados, assim como revisão retrospectiva de laudos anatomopatológicos.

RESULTADOS

No período de novembro de 2017 a março de 2021, foram realizadas 3977 colonoscopias completas por seis médicos residentes, com realização de polipectomias em 1420 exames. Ocorreram seis perfurações de cólon no total – todas tratadas em bloco cirúrgico – e um episódio de sangramento com necessidade de reintervenção endoscópica.

CONCLUSÕES

A realização de colonoscopias é etapa fundamental do treinamento em Coloproctologia e, por meio de um programa de ensino em etapas, associado ao grande volume de exames, os residentes podem adquirir proficiência e alcançar os índices de qualidade recomendados pela literatura.

PALAVRAS CHAVE

colonoscopia, polipectomia, adenoma, ensino em colonoscopia, qualidade em colonoscopia

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

MATHEUS DUARTE MASSAHUD, ILSON GERALDO DA SILVA, GUILHERME DE ALMEIDA SANTOS, JONE PEREIRA DA SILVA , LUCAS BANTERLI VINHAS, JORDANIA ALKMIM JORDÃO, JULIA DE OLIVEIRA FONSECA, VIVIAN SCARLLETH LOPES OLIVEIRA