Dados do Trabalho


TÍTULO

MEGACOLON AGANGLIONICO CONGENITO: RELATO DE CASO DE DIAGNOSTICO TARDIO DE DOENÇA DE HIRSCHSPRUNG

INTRODUÇÃO

A doença de Hirschsprung é uma patologia pouco frequente, porém pode trazer danos irreversíveis à vida do paciente, como o atraso do crescimento e até mesmo levar ao óbito. A conduta deve ser cirúrgica, removendo a porção do seguimento agangliônico. Tendo em vista a sua raridade e a gravidade do quadro optamos por relatar esse caso de nosso serviço.

RELATO DE CASO

P.H.O.D.M, 15 anos, masculino, com histórico de constipação crônica desde os 3 anos, nos últimos anos progrediu com incontinência fecal. Na tomografia computadorizada e radiografia de abdômen foi possível evidenciar dilatação do cólon sigmoide. O paciente foi encaminhado para uma cirurgia de Retossigmoidectomia Abdominal e Enteroanastomose. No intraoperatório foi identificado, em região de megacólon, ausência de células ganglionares nos plexos intermuscular da região do cólon sendo realizada a remoção da porção afetada e posteriormente anastomose primária. Paciente evoluiu bem clinicamente, inserindo dieta leve após 4 dias e alta do serviço hospitalar 10 dias após a cirurgia.

DISCUSSÃO

A doença de Hirschsprung é uma doença congênita com incidência de 1:5.000 nascidos vivos, ocorre devido à falta de migração de células da crista neural para o intestino, ocasionando uma ausência do sistema nervoso entérico, responsável pela inervação intrínseca do aparelho gastrointestinal, causando um trecho agangliônico no intestino e perda de sua motilidade. Os sintomas mais comuns são: obstipação crônica ou incontinência fecal, distensão abdominal, vômitos e atraso do crescimento. Como complicações podemos encontrar enterocolite e sepse. A mudança do padrão para incontinência fecal ocorre devido a uma frequente distensão do canal anal por fecaloma. Essa constante pressão sobre o esfíncter interno que, mantendo-o aberto, fazem com que as fezes mais líquidas passam ao redor dessa impactação ocasionando a incontinência fecal. Trata-se de um sintoma pouco típico nessa patologia. Pode ser classificada em doença de segmento curto limitada ao reto e ao cólon sigmóide, doença de segmento longo onde ocorre a partir do ângulo esplénico do cólon e aganglionose total do cólon em que há ausência de células ganglionares desde o duodeno até o reto. No caso relatado, o paciente é portador de doença de Hirschsprung de segmento curto, diagnosticado de forma tardia. O sintoma mais frequente, no início, era a constipação, porém tardiamente o paciente passou a apresentar incontinência fecal. Nos exames complementares de imagem foi evidenciado o megacólon corroborando para a suspeita diagnóstica.

PALAVRAS CHAVE

anganglionose; cólon sigmóide; incontinência; Hirschsprung

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Regional de Presidente Prudente - São Paulo - Brasil

Autores

PEDRO AUGUSTO DE ASSIS GOES, HELEN BRAMBILA JORGE, BENY GOULART DIAS CASTRO, ALESSANDRO LUIZ GONÇALVES, ARYSSA ANIELLI SAKAI, ERALDO DE AZEVEDO COELHO JUNIOR, TATYLLA MORAES BENEDITO VINHA, MILTON MENDES CATTINI