Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO: ADENOCARCINOMA RETOSSIGMOIDE COM METASTASE PARA OVARIO ESQUERDO – TUMOR DE KRUKENBERG

INTRODUÇÃO

O tumor de Krukenberg é um carcinoma metastático ovariano gastrointestinal. A apresentação é inespecífica com dor abdominal e alterações intestinais. Em média 30% das neoplasias ovarianas são metastáticas, sendo o estômago sua origem mais comum (76%) seguido do colorretal (11%). A incidência varia num intervalo de 0,7% a 6,7%. O diagnóstico definitivo é feito por imunohistoquímica e o tratamento baseia-se em citorredução e quimioterapia adjuvante. Tendo em vista a raridade e a gravidade do quadro optamos por relatar esse caso de nosso serviço.

RELATO DE CASO

T.C.S., 24anos, apresentou dor em fossa ilíaca esquerda e enterorragia há 2 dias, com episódios anteriores. Negou emagrecimento e história familiar. Ao toque retal, presença de massa sangrante. A colonoscopia evidenciou lesão vegetante. O histológico identificou adenocarcinoma retal. Na tomografia, demonstrou espessamento parietal estenosante de reto, nodulações no trajeto da veia mesentérica inferior e lesão expansiva anexial esquerda. A ressonância magnética evidenciou massa envolvida ao sigmoide e reto. Foi realizado retossigmoidectomia com anastomose colo-anal, ileostomia em alça de proteção e salpingooforectomia esquerda. Recebeu dieta por via oral no 4º dia de pós-operatório, com progressão da mesma. Apresentou dois episódios de abdome agudo obstrutivo sendo submetida a duas laparotomias para lise de bridas no 8º e 237º dia do primeiro pós-operatório. O exame histológico confirmou adenocarcinoma de intestino com acometimento do peritônio. Em ovário esquerdo identificou-se metástase.

DISCUSSÃO

O caso demonstrou origem no retossigmoide, confirmado pela clínica e pelas imagens, com análise histopatológica e imunohistoquímica, que evidenciou padrão negativo para CK7 e positivo para CK20, também presentes em massa ovariana. Na literatura considera-se uma imunologia compatível com origem colorretal quando se tem CK7 não reativo e CK20 reativo, confirmando, portanto, o diagnóstico. Para o estadiamento, tem-se T4A,N1C e M1B. Assim, o tumor é penetrante de serosa, com implantes satélites e metástase para ovário e peritônio, pertencente ao estádio IVB. Neste caso, indicou-se tratamento quimioterápico adjuvante. O relato descrito em apenas um ovário, de origem retal e comprometimento peritoneal, evidencia a dificuldade para traçar um prognóstico, tendo neste caso, que oferecer um seguimento restrito no ponto de vista quimioterápico e cuidados adicionais em ambulatório cirúrgico. Dessa forma, torna-se relevante sua descrição, visto que no ponto de vista epidemiológico, o sítio primário descrito representa apenas 11%, o que o torna raro e de baixa incidência na literatura.

PALAVRAS CHAVE

adenocarcinoma de retossigmoide; Krukenberg metástase; ovário esquerdo;

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Regional de Presidente Prudente - São Paulo - Brasil

Autores

PEDRO AUGUSTO DE ASSIS GOES, HELEN BRAMBILA JORGE, PEDRO HENRIQUE BAUTH SILVA, ANDRE ANTONIO ABISSAMRA, BENY GOULART DIAS CASTRO, ALESSANDRO LUIZ GONÇALVES, ARYSSA ANIELLI SAKAI, ERALDO DE AZEVEDO COELHO JUNIOR