Dados do Trabalho


TÍTULO

LIPOMA RETRORRETAL CAUSANDO CIATALGIA E TENESMO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Ciatalgia e tenesmo são sintomas que podem indicar compressão extrínseca do nervo ciático e da região pararretal, nos remetendo à possibilidade de um tumor retrorretal. Trata-se de uma enfermidade considerada rara, de sintomas variados e de ampla apresentação histológica. A ressecção completa está indicada devido ao risco de malignidade. O presente caso trata de um paciente com lipoma retrorretal envolvendo o nervo ciático e deslocando artéria ilíaca interna direita, reto, próstata e bexiga. Diagnóstico de lipoma fechado por estudo histopatológico e imunohistoquimico do tumor após ressecção cirúrgica total em abordagem conjunta com a coloproctologia, cirurgia oncológica e ortopedia.

RELATO DE CASO

L.E.F., masculino, 40 anos, branco, comerciante, previamente hígido, procurou atendimento de coloproctologia com queixa de tenesmo e dor lombar com irradiação para membro inferior direito. Referia ciatalgia desde a adolescência, com progressão há 2 anos, quando acrescentou-se o tenesmo. Em investigação prévia realizou eletroneuromiografia: sinais de radiculopatia em S1 à direita sugerindo lesão focal leve no trajeto do ciático ou tronco lombossacro. Toque retal e colonoscopia mostraram sinais de compressão extrínseca do reto distal com mucosa normal. RNM da pelve revelou "lesão expansiva gordurosa infiltrando a bainha do nervo isquiático desde a origem até o nível do trocanter maior do fêmur, medindo 14x12x10 cm, rechaçando anteriormente a artéria ilíaca interna e seus ramos e determinando desvio do reto, próstata e bexiga, sem sinais de invasão local". O paciente foi submetido a abordagem cirúrgica eletiva em primeiro tempo pela ortopedia com incisão glútea e neurólise do ciático com abertura do perineuro para ressecção do tumor. Em seguida, pela cirurgia coloproctológica e oncológica, com incisão mediana, ressecando em retroperitôneo junto ao músculo iliopsoas e vasos ilíacos o restante da tumoração e linfonodos adjacentes.

DISCUSSÃO

Tumores retrorretais são descritos no Mayo Clinic experience por Jao et ao com uma incidência de 1 em 40.000 atendimentos hospitalares. Sendo os lipomas tão mais raros que são encaixados na maioria dos estudos junto aos tumores não classificados ou miscelânea. Frequentemente apresentam-se como achados incidentais, sendo o tenesmo referido entre os sintomas raros e a dor ciática aparece descrita como dor lombar. A prevalência mais comum é entre mulheres. A imagem sugere lesão de linhagem gordurosa, sendo a ressecção total indicada por não ser possível diferir o lipoma de um lipossarcoma de baixo grau. Entre as possibilidades cirúrgicas descritas, devido ao tamanho do tumor e estruturas envolvidas, foi optado por uma abordagem posterior e anterior combinadas.

PALAVRAS CHAVE

Malformações anorretais / Neoplasia lipomatosa / Reto / Períneo/ nervo isquiático

Área

CONSTIPAÇÃO E DOENÇAS DO ASSOALHO PÉLVICO

Instituições

Irmandade São João Batista de Macaé - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

BRUNA FREIRE SANTOS, VINICIUS MACHADO DO COUTO SOARES, CAMILA GOMES DE SOUZA, CAMILA GOMES DE SOUZA, RICARDO DOS SANTOS VASCONCELOS, VITOR VARGAS ZAMPIERI DE AZEVEDO, LUIZ AURELIO COSTA FERREIRA, VINICIUS ANTUNES MENEZES