Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO CIRURGICO DE HEMORROIDAS EM SERVIÇO DE RESIDENCIA DE CIRURGIA GERAL

OBJETIVO

Levantamento de tratamentos cirúrgicos para correção de hemorroidas realizadas em um serviço de residência médica de cirurgia geral.

MÉTODO

Estudo retrospectivo com a análise de prontuários de pacientes que tiveram internamento para correção cirúrgica de hemorroidas no período de 10 anos; entre abril de 2011 a junho de 2021. O levantamento foi feito pelo sistema de prontuário eletrônico, foram avaliados 189 pacientes operados no Hospital São Lucas em Cascavel no Paraná. Os pacientes eram provenientes do ambulatório de coloproctologia do serviço de residência de cirurgia geral ou referenciados de outros serviços das regionais de saúde. Após avaliação pela anamnese e exame físico era indicado procedimento cirúrgico, sendo solicitados exames pré-operatórios e em seguida encaminhados para procedimento. A operação foi realizada por médicos residentes do primeiro ou segundo anos sob orientação de três preceptores (DMRL, GK, DAC). Foram avaliados os seguintes dados: idade; sexo; classificação das hemorroidas; recidivas; técnica cirúrgica utilizada; histórico de parto vaginal pregresso; quantidade de procedimentos cirúrgicos a que cada paciente foi submetido; o número de casos com abscesso no pós-operatório; presença de manometria anorretal e colonoscopia pré-operatórias, assim como seus achados; tal qual a observação da evolução dos pacientes e seus respectivos desfechos.

RESULTADOS

A média de idade dos pacientes foi de 48 anos (18 a 82 anos), sendo 105 pacientes do sexo feminino (55,5%). A principal técnica utilizada foi de Milligan-Morgan sendo utilizada em 47,6% das operações. A presença de hemorroidas mistas foi observada em 46,5% dos pacientes. No período avaliado foi evidenciado a recidiva em cerca de 8,9% dos pacientes, sendo em 76,4% desses, a primeira abordagem feita foi Milligan-Morgan. Em relação a evolução pós-operatória com abcesso, esse achado foi evidenciado em 3,1% dos pacientes. Mulheres que tiveram parto vaginal representam 54,5% das mulheres submetidas a operação para correção de hemorroidas. Exames pré-operatórios foram solicitados de rotina em casos eletivos, sendo que 21,6% dos pacientes possuíam manometria anorretal e 50,7% possuíam colonoscopia já no pré-operatório. Os principais achados pré-operatórios envolviam principalmente hipertonia de repouso e anismus.

CONCLUSÕES

A maioria dos pacientes submetidos a correção cirúrgica de hemorroidas do serviço foi pela técnica Milligan-Morgan com baixo índice de complicações, sendo as mais frequentes abscesso e recidiva.

PALAVRAS CHAVE

HEMORROIDA, HEMORROIDECTOMIA, ABCESSO ANAL

Área

DOENÇAS ORIFICIAIS

Instituições

Hospital São Lucas - Paraná - Brasil

Autores

DORYANE MARIA DOS REIS LIMA, CARLOS EDUARDO ALVES GARCIA, ANNA THEREZA MROSK BIAVATI, GUSTAVO KURACHI, UNIVALDO ETSUO SAGAE