Dados do Trabalho


TÍTILO

PROCEDIMENTO DE TREEMS: REPARO TRANSANAL DE RETOCELE E MUCOSECTOMIA RETAL COM GRAMPEADOR CIRCULAR

INTRODUÇÃO

A retocele é uma disfunção pélvica pouco diagnosticada, apesar de sua prevalência significativa. Seu reconhecimento é essencial para o tratamento de determinados casos, como constipação refratária. Existem várias técnicas, e dentre elas a abordagem transanal pode ser considerada uma opção adequada na correção da retocele como no caso que será relatado a seguir com ênfase na técnica cirúrgica utilizada.

RELATO DE CASO

Paciente feminina, 34 anos refere constipação com evacuação a cada dois dias, sem sangramentos ou produtos patológicos e dificuldade evacuatória com sensação de evacuação incompleta com necessidade de uso de laxativos diariamente e manobras digitais de compressão perineal. Portadora de hipertensão arterial e tabagista 10 anos/maço além de obesidade grau 2. O exame físico comprovou a retocele e realizou defecograma em 2018 evidenciando grande retocele que não esvazia após 1 minuto associado a descenso perineal. Em manometria anorretal do mesmo ano foi identificada hipotonia em esfíncter anal interno associado a contração voluntária. A colonoscopia evidenciou pólipo hiperplásico em reto realizada polipectomia. Após tal avaliação, foi indicado correção da retocele e em fevereiro de 2021 foi realizada a correção cirúrgica sob técnica de TREEMS.
A técnica de TREEMS consiste em reparo transanal de retocele e mucosectomia retal auxiliada por grampeador circular. Em posição de Lloyd-Davis e sob raquianestesia e sedação, um dilatador anal circular é inserido no canal anal e a retocele e prolapso mucoso são tracionados para fora do canal anal sempre atentando para não englobar a parede posterior da vagina. Realiza-se uma sutura incluindo mucosa, submucosa e a camada muscular de toda parede da junção anorretal a aproximadamente 2 cm acima da linha pectínea. O excesso de mucosa prolapsada é então ressecada com auxílio de eletrocauterio, mantendo a ferida aberta porem com as bordas reparada da sutura manual previa. Uma segunda linha de sutura em bolsa é realizada a aproximadamente 0,5 cm da sutura anterior, porém englobando apenas mucosa e submucosa. O grampeador circular é então inserido no canal anal e a sutura em bolsa é amarrada ao redor do grampeador circular. Após o disparo do grampeador, a retocele e excesso de mucosa são ressecados mecanicamente, corrigindo a deformidade anatômica da paciente

DISCUSSÃO

A retocele associada a prolapso mucoso ou intussuscepção retal estão relacionados ao esforço excessivo durante a evacuação e constitui a causa mais comum de evacuação obstruída. Ao longo do tempo inúmeras técnicas cirúrgicas foram desenvolvidas e todas apresentam a desvantagem de grande potencial de recidiva. A correção transanal por grampeamento demonstrou ser a técnica que proporciona menos chance de recidiva. Este vídeo livre enfatiza a padronização da técnica de TREEMS para correção da retocele.

PALAVRAS CHAVE

retocele, transanal, TREEMS

Área

DOENÇAS ORIFICIAIS

Instituições

Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil

Autores

ALINE ZARA, DEBORA FONTES SANTOS, DIOGO FONTES SANTOS, SANDRA DI FELICE BOBRATTO, FLAVIA BALSAMO, SERGIO HENRIQUE COUTO HORTA, LUIZ CARLOS BENJAMIN, JULIANA GIANGIARDI BATISTA