Dados do Trabalho


TÍTULO

LINFADENECTOMIA NAS CIRURGIAS COLORRETAIS DE URGENCIA E ELETIVAS: ANALISE RETROSPECTIVA DE 116 CASOS NO HOSPITAL GERAL DO GRAJAU

OBJETIVO

Avaliar se as cirurgias no câncer colorretal, realizadas em caráter de urgência ou eletivas, conseguiram respeitar os princípios oncológicos da linfadenectomia.

MÉTODO

Foram analisados, retrospectivamente, 116 pacientes diagnosticados com câncer colorretal em hospital secundário da zonal sul da cidade de São Paulo e submetidos à intervenção cirúrgica, eletiva ou de urgência, avaliando a linfadenectomia, assim como aspectos epidemiológicos e as técnicas cirúrgicas utilizadas.

RESULTADOS

Dos 116 prontuários analisados, 111 foram incluídos nesse estudo. Houve predomínio discreto de pacientes do sexo masculino (56,7%) e a média de idade observada foi de 61 anos. 26% das cirurgias foram realizadas em caráter de urgência, com 75% delas apresentando ressecção de, pelo menos, 12 linfonodos e taxa de mortalidade de 6%. Dentre as cirurgias eletivas, 76% apresentaram ressecção linfonodal adequada e taxa de mortalidade de 4%.Observamos o predomínio do cólon sigmoide, como sítio principal, nos estadios II e III (60% do total de casos), sendo 21% no estadio IV.

CONCLUSÕES

Ao que pese que a prioridade de uma cirurgia de urgência seja salvar a vida do paciente, resolvendo o problema iminente, ainda assim, sempre que possível as linfadenectomias devem respeitar os princípios oncológicos. Sendo assim, a experiência da equipe cirúrgica está diretamente relacionada com o alcance desse objetivo. Através da experiência retratada, demonstramos a possibilidade de realização da linfadenectomia oncológica, mesmo em cirurgias realizadas em caráter de urgência/emergência.

PALAVRAS CHAVE

câncer colorretal; cirurgia do câncer colorretal; neoplasia colorretal; linfadenectomia;

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Geral do Grajaú - São Paulo - Brasil

Autores

ANA CAROLINA VITOR VIEIRA SILVA, YOURI BARBOSA ANDRIKOPOULOS, CAIO CESAR LOPES BORGA, MANUELA MASCARO DIAS, ELIAS JIRJOSS ILIAS, OSVALDO ANTONIO PRADO CASTRO, BERNARDO MAZZINI KETZER, LUCAS NETTO NASCIMENTO