Dados do Trabalho


TÍTULO

METASTASE PENIANA: UM RELATO DE CASO DE UM SITIO DE RECIDIVA INCOMUM PARA CANCER COLORRETAL

INTRODUÇÃO

Introdução: Metástase peniana é rara e ocorre normalmente advindas de neoplasia primária do trato urinário e se associada a pior prognóstico independente do local do tumor primário. Metástases penianas advindas de tumores colorretal são extremamente raras. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi apresentar um caso de câncer colorretal com metástase peniana tratada cirurgicamente com biopsia excisional e linfadenectomia bilateral.

RELATO DE CASO

Relato de caso: Caso de um homem de 64 anos diagnosticado com neoplasia de cólon direito, submetido a colectomia diretia. O exame anatomopatologico resultou em pT3N2a. Paciente recebeu quimioterapia adjuvante com XELOX, interrompida e trocada por FOLFOX no 4 ciclo, devido toxicidades. Após 2 anos de seguimento apresentou dor em região inguinal bilateral, associada a lesão nodular subcutânea no pênis. Ao exame físico, a lesão se localizava no 1/3 proximal do pênis à esquerda, endurecida, não aderida ao corpo cavernoso e móvel à palpação, associado a linfonomegalias inguinais. Paciente não tinha queixas urinárias. Submetido a biopsia excisional da lesão que evidenciou adenocarcinoma de origem coloretal metastático. Paciente foi então submetido a ressecção local da neoplasia peniana e linfadenectomia inguinal bilateral. Em um mês de seguimento, paciente encontra-se sem sinais de doença, com sintomas.

DISCUSSÃO

Discussão: Sabe-se que o pênis não é sitio habitual de metátase de câncer colorretal. Na literatura são descritos apenas 50 casos similares. Ainda não se sabe ao certo a forma de disseminação, mas acredita-se que a via mais provável é pela drenagem venosa retrograda. Em alguns casos, o paciente pode apresentar com priapismo. Nos casos relatados, esse tipo de metástase ocorre com média de 13 meses após o diagnóstico da lesão primária e, em geral, reflete doença avançada. O tratamento da metástase é controverso e a cirurgia radical tem intuito paliativo na maioria das vezes. Dessa forma, pacientes com lesões penianas e/ou inguinal, e história pregressa de câncer colorretal deve ser investigado para recidiva.

PALAVRAS CHAVE

METASTASE COLORRETAL; PENIANA; CANCER COLORRETAL; RECIDIVA

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAELA DE SOUZA NOVO, GABRIEL LUNARDI ARANHA, RAFAEL VAZ PANDINI, LUCAS SOARES GERBASI, MARLENY NOVAES, VICTOR EDMOUND SEID, FRANCISCO TUSTUMI, SERGIO ALONSO ARAUJO