Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DAS COMPLICAÇOES DO FECHAMENTO DAS ILEOSTOMIAS DE PROTEÇAO NAS ANASTOMOSES INTESTINAIS

OBJETIVO

Ileostomia de proteção geralmente é realizada para proteger uma anastomose intestinal de risco, diminuindo as complicações decorrentes de uma deiscência de sutura. O seu fechamento, apesar de ser relativamente simples, pode carrear significativa morbidade. Portanto, o objetivo do trabalho foi avaliar o perfil dos pacientes submetidos a fechamento de ileostomias de proteção, assim como as complicações decorrentes do procedimento.

MÉTODO

Estudo retrospectivo, por meio da análise de prontuários médicos, dos doentes operados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2019. Foram analisados dados demográficos e os antecedentes pessoais, a doença de base e a cirurgia realizada, o tempo entre a confecção e o fechamento do estoma, além das complicações decorrentes do fechamento.

RESULTADOS

No período, foram realizadas 97 cirurgias de fechamento de ileostomias de proteção, sendo 58,8% homens, com média de idade 54,5 (17-80) anos e 89,7% da raça branca; 40,2% eram tabagistas e 25,8%, etilistas. A comorbidade mais prevalente foi doença cardiovascular (47,4%), vindo a seguir, diabetes melito (16,5%). As principais doenças de base foram: câncer colorretal (77,3%), polipose adenomatosa familiar (13,4%) e doença de Crohn (4,1%). E as cirurgias mais realizadas: retossigmoidectomias com anastomose colorretal (47,4%), retossigmoidectomia com anastomose coloanal (25,8%) e retocolectomia total com anastomose ileoanal (14,5%). Os fechamentos dos estomas ocorreram mais comumente entre seis meses e um ano da cirurgia inicial (41,2%) e a duração do procedimento cirúrgico predominou entre 60 e 120 minutos (75,3%). A maioria das cirurgias foi por abordagem local do estoma, sem laparotomia mediana (95,8%), com fechamento primário e sem enterectomia (58,8%), e sutura manual (88,6%). As principais complicações observadas na cirurgia foram: infecção da ferida operatória, íleo prolongado e hérnia incisional, respectivamente com 10,3%, 8,2% e 8,2%. Além disso, foi observada uma deiscência de anastomose, um abscesso pélvico e uma obstrução intestinal.

CONCLUSÕES

No estudo, houve um predomínio de pacientes portadores de câncer colorretal, homens, com comorbidades. Maioria dos fechamentos foi realizada por abordagem local, com sutura primária, manual, apresentando relativa morbidade, porém com baixos índices de complicações graves como deiscência e fístula anastomótica.

PALAVRAS CHAVE

: Ileostomia, Estoma, Fechamento, Complicações

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Grupo de Coloproctologia - Disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo - FCM - Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA DE LOURDES SETSUKO AYRIZONO, DANIELA FERREIRA, FLAVIA GARCIA FROGERI, AMANDA PEREIRA LIMA, MICHEL GARDERE CAMARGO, CARLOS AUGUSTO REAL MARTINEZ, RAQUEL FRANCO LEAL, CLAUDIO SADDY RODRIGUES COY