Dados do Trabalho


TÍTULO

ILEOSTOMIAS DE PROTEÇAO NAS ANASTOMOSES INTESTINAIS: ANALISE DO PERFIL DOS PACIENTES E DAS COMPLICAÇOES DECORRENTES DO ESTOMA

OBJETIVO

Ileostomia em alça é comumente realizada para a proteção de anastomoses de risco, seja pelas características técnicas do procedimento como nas anastomoses distais, quanto intrínsecas ao paciente, como na ocorrência de desnutrição. O objetivo do trabalho foi avaliar o perfil dos pacientes e as complicações das ileostomias de proteção nas anastomoses intestinais.

MÉTODO

Estudo retrospectivo, por meio da pesquisa de prontuários médicos, dos pacientes operados no período de 2014 a 2019. Foram analisados os dados demográficos (idade, sexo, raça), antecedentes pessoais (comorbidades, etilismo, tabagismo) e dados sobre as condições pré-operatórias (IMC, albumina), dados da cirurgia (doença de base, tipo de cirurgia realizada) e complicações relacionadas ao estoma.

RESULTADOS

No período, foram realizadas 136 cirurgias eletivas com ileostomia de proteção, sendo 58,1% homens, 89,8% da raça branca e média de idade de 55,9 (17-82) anos. A principal comorbidade presente foi doença cardiovascular (47,8%) e diabetes melito (16,9%); 35,3% eram tabagistas e 24,3%, etilistas. Quanto ao estado nutricional, 37,5% eram eutróficos; 8,1%, desnutridos; 30,2% tinham sobrepeso e 21,3%, obesidade. A albumina sérica era normal em 77,2% dos doentes. A doença de base predominante foi câncer colorretal (77,7%), seguida de polipose adenomatosa familiar (10,3%) e doença de Crohn (5,1%). As principais cirurgias realizadas foram: retossigmoidectomia com anastomose colorretal (49,3%), retossigmoidectomia com anastomose coloanal (26,5%) e retocolectomia com reservatório ileal e anastomose ileoanal (11,8%). Morbidade relacionada ao estoma foi de 19,1%, sendo as principais complicações hérnia paraileostômica (13,2%), distúrbio hidroeletrolítico devido alto débito da ileostomia (4,4%) e dermatite periostomal (1,5%).

CONCLUSÕES

As ileostomias de proteção foram realizadas principalmente nas cirurgias de anastomoses baixas, nos pacientes com câncer colorretal, homens, com comorbidades, porém eutróficos ou com sobrepeso. Os estomas apresentaram relativa morbidade, porém sem ocorrência de complicações graves como isquemia e retração.

PALAVRAS CHAVE

Ileostomia, Estoma, Confecção, Complicações

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Grupo de Coloproctologia - Disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo - FCM - Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA DE LOURDES SETSUKO AYRIZONO, FLÁVIA GARCIA FROGERI, DANIELA FERREIRA, AMANDA PEREIRA LIMA, MICHEL GARDERE CAMARGO, CARLOS AUGUSTO REAL MARTINEZ, RAQUEL FRANCO LEAL, CLAUDIO SADDY RODRIGUES COY